Teorias da Psicologia Ambiental nos estudantes da Universidade Save, extensão de Massinga, Moçambique
DOI:
https://doi.org/10.69696/somanlu.v25i1.17828Palavras-chave:
Teorias, Psicologia Ambiental, Paisagem, Académicos, UniSaveResumo
O processo relacional de espaço geográfico académico desenvolve-se por meio da percepção de imagem mental associada aos sentimentos, emoções e significados, construídos por meio da leitura e interpretação da paisagem (natural e humanizada). Este estudo partiu do pressuposto de que o ambiente é o principal responsável pela formação das características básicas do homem e da sua capacidade intelectual. O objetivo da pesquisa baseou-se na análise de teorias da paisagem e sua influência nos estudantes da Universidade Save Extensão da Massinga (UniSave). Para operacionalização dos objectivos preconizados foi realizada a revisão da literatura e referencial teórico, conjugando as seguintes teorias de psicologia ambiental: evolucionária; do habitat de Gordon H. Orian; da perspectiva e do refúgio de Jay Appleton: afectiva de Roger Ulrich e do processamento de informações de Stephen & Rachel Kaplan. Os resultados apontaram que a falta de paisagens naturais ou mistas gera menor afetividade ambiental aos estudantes que vivem e estudam num espaço geográfico municipal urbano afectando negativamente suas emoções e desejos pelo bem-viver e felicidade ou condições favoráveis para sucesso escolar, normalmente que ocorrem em conjunto com outros fenômenos da vida cotidiana. Existe um desejo comum de almejar melhorias no ambiente/paisagens da UniSave, cujas características estreitam mais o sentimento afetivo positivo em relação a vida académica, que não tem sido dos melhores para o sucesso escolar e para continuidade na pós-graduação.
Downloads
Referências
ALIANTE, G. TARIA, A. N. A.; JOSÉ, C. M. sintomas de depressão, ansiedade e stress em jovens escolares do ensino secundário durante o surto da covid-19. Cenas Educacionais, Caetité-Bahia -Brasil, v.6, n.e15018,p.1-32, 2023. DOI: https://doi.org/10.5281/zenodo.13828667
ALPACA, C. A.; ARISTIDES, C. L.; ALIANTE, G.; SAQUINA, B, H. Sintomas de depressão, ansiedade e stress em estudantes do ensino superior em meio da covid-19. REVASF – Revista de Educação da Universidade Federal do Vale do São Francisco, v. 12, n. 28, p. 1-26, 2022.
ANDRADE L.; GORENSTEIN, C. Aspectos gerais das escalas de avaliação de ansiedade. Revista de Psiquiatria Clínica, v. 25, n. 6, p. 285-290, 1998.
APPLETON, J., Landscape evaluation: The theoretical vacuum. Transactions of the Institute of British Geographers, v. 66, p. 120–123, 1975a.
APPLETON, J. Prospects and refuges revisited. In: NASAR, J. L. (Org.). Environmental Aesthetics: Theory, Research, and Applications. Cambridge: Cambridge University Press, 1988.
APPLETON, J., The Experience of Landscape. London: John Wiley, 1975b.
APPLETON, J., The Symbolism of habitat: an interpretation of landscape in the arts. London: University of Washington Press, 1990.
ARIÑO, D. O. Estudos psicométricos de uma escala de avaliação de estressores acadêmicos em estudantes universitários. Orientador: Roberto Moraes Cruz. 2023. 215 f. Tese (Doutorado em Psicologia das Organizações e do Trabalho), Universidade Federal de Santa Catarina, Florianópolis, 2023.
BARROS, G. F.; NETO, J. B. R.; CAMPANHOLO, E. M.; RITTER, G. P.; SILVA, A. M.; ALMEIDA, R. J. Fatores associados a ansiedade, depressão e estresse em estudantes de Medicina na pandemia da Covid-19. Revista Brasileira De Educação Médica, v. 46, n. 4, e135, 2022. DOI: https://doi.org/10.1590/1981-5271v46.4-20210482.
BONFIM, Z. Áurea C.; DELABRIDA, Z. N. C.; FERREIRA, K. P. M. Emoções e Afetividade Ambiental. In: CAVALCANTE, S.; ELALI, G. A. (Orgs.). Psicologia Ambiental: conceitos para a leitura da relação pessoa-ambiente. Petrópolis: Vozes, 2018.
CHAVISSO, Estêvão. Ensino Superior em Moçambique acolhe 6% de graduados no ”Secundário”. Notícias Online, 2019. Disponível em: http://www.jornalnoticias.co.mz/index.php/sociedade/86673-ensino-superior-em-
mocambique-acolhe-6-de-graduados-no-secundario. Acesso em 01 de abril de 2025.
CONSELHO Federal de Psicologia (Brasil). Catálogo de práticas em psicologia ambiental. Brasília: CFP, 2022.
DARWIN, C. The Origin of Species. London: John Murray, 1859.
FRIED, M. Grieving for a lost home. In DUHL, L. (Org.). The urban condition. New York: Basic Books, 1963.
GIULIANI, M. V. O lugar do apego nas relações pessoas-ambiente. In: TASSARA, E. T. O.; RABINOVICH, E. P.; GUEDES, M. C. (Orgs.). Psicologia e ambiente. São Paulo: Educ, 2004.
INSTITUTO NACIONAL DE ESTATÍSTICA. Anuário Estatístico 2023. Moçambique: Instituto Nacional de Estatística, 2024.
KAPLAN, R.; KAPLAN, S. The Experience of Nature: A Psychological Perspective. Cambridge: Cambridge University Press, 1989
KAPLAN, R.; KAPLAN, S.; BROWN, T. Environmental preference: A comparison of four domains of predictors. Environment and Behavior, v. 21, n. 5, p. 509–530, 1989. DOI: https://doi.org/10.1177/0013916589215001.
LEAKEY, L. S. B. Very Early East African Hominidae, and their Ecological Setting. In: HOWELL, F. C.; BOURLIERE, F. (Orgs.). African Ecology and Human Evolution. Chicago: Aldine, 1963.
LEAKEY, R. E. Hominids in Africa: One of the world's foremost paleoanthropologists discusses recent finds from African sites that give evidence for very early differentiation among the Hominidae. American Scientist, v. 64, n. 2, p. 174-178, 1976.
MAIA, B. R.; DIAS, P. C. Ansiedade, depressão e estresse em estudantes universitários: o impacto da COVID-19. Estudos de Psicologia, v. 37, e200067. http://dx.doi.org/10.1590/1982-0275202037e200067.
PAIS-RIBEIRO, J. L.; HONRADO, A.; LEAL, I. Contribuição para o Estudo da Adaptação Portuguesa das Escalas de Ansiedade, Depressão e Stress (EADS) de 21 itens de Lovibond e Lovibond. Psicologia, Saúde & Doenças, v. 5, n. 2, p. 229-239, 2004.
TUAN, Yi-Fu. Topofilia: um estudo da percepção, atitudes e valores do meio ambiente. Londrina: EDUEL, 2012.
ULRICH, R. S. Natural versus urban scenes: Some psychophysiological effects. Environment and Behavior, v. 13, n. 5, p. 523–556, 1981. DOI: https://doi.org/10.1177/0013916581135001.
ULRICH, R. S, Visual Landscapes and Psychological Well-Being. Landscape Research, v. 4, n. 1, p. 17–23, 1979.
ULRICH, R. S.; SIMONS, R. F.; LOSITO, B. D.; FIORITO, E.; MILES, M. A.; ZELSONJ, M. Stress recovery during exposure to natural and urban environments. Journal of Environmental Psychology, v. 11, n. 3, p. 201–230, 1991. DOI: https://doi.org/10.1016/S0272-4944(05)80184-7
VIGNOLA, R. C.; TUCCI, A. M. Adaptation and validation of the depression, anxiety and stress scale (DASS) to Brazilian Portuguese. Journal of Affect Disorders, v. 155, n. 1, 2013. Doi: 10.1016/j.jad.2013.10.031.
VILLAROUCO, V.; FERRER, N.; PAIVA, M. M.; FONSECA, J.; GUEDES, A. P. Neuroarquitetura: a neurociência no ambiente construído. Rio de Janeiro: Rio Books, 2021.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2025 Bélcia Balbina João Langa, Caritos Luis Sitoie

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
A Somanlu: Revista de Estudos Amazônicos faz uso de licença Creative Commons de atribuição (CC BY 4.0)