A síndrome de burnout e a pandemia da SARS-COV-2
Um estudo sobre a resiliência docente com educadores da rede pública de Parintins-AM
DOI:
https://doi.org/10.69696/somanlu.v23i1.13026Palavras-chave:
Burnout syndrome, Parintins, SARS-COV-2, EducatorsResumo
Este estudo foi realizado na rede de educação pública do município de Parintins-AM, abordando uma temática muito pertinente ao mundo do trabalho, a Síndrome do Esgotamento Profissional, conhecida como Síndrome de Burnout. Especificamente no período inicial da pandemia vivenciada na atualidade, decorrente do coronavírus da SARS-COV-2, sigla em inglês da Severe Acute Respiratory Syndrome Coronavirus 2, responsável pela doença COVID-19. A pesquisa configurou-se qualitativa com enfoque de estudo de caso. Quanto às técnicas de dados, utilizou-se a observação participante, relatos de experiências docentes que traduzem as vozes dos participantes através de interações e questionários semiestruturados. Importante salientar que não são somente os fatores decorrentes da esfera microssocial da escola e suas interrelações que devem ser trabalhadas para que a síndrome de Burnout seja atenuada, mas parte, sobretudo, de fatores macro organizacionais, os quais devem considerar a saúde do trabalhador, em especial, a dos educadores, como viés importantíssimo no desenvolvimento de ações salutares para o bem-estar profissional.
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