Ouvintes e surdos

uma relação entre estabelecidos e outsiders

Autores/as

  • Claudio Luis Silva Saraiva Universidade Federal do Amazonas
  • Rosemara Staub de Barros Universidade Federal do Amazonas

DOI:

https://doi.org/10.69696/somanlu.v23i1.13033

Palabras clave:

Ouvintes, Surdos, Estabelecidos e Outsiders

Resumen

A essência da vida dos surdos passa por um emaranhado de situações em seus paradigmas sociais e educacionais historicamente constituídos, cujos fatores são evidenciados através de teorias e práticas sociais. O presente artigo tem como objetivo realizar uma relação sobre ouvintes e surdos com os conceitos presentes nos trabalhos de Norbert Elias. Com isso, optou-se por uma pesquisa bibliográfica que será baseada na obra “Os estabelecidos e os outsiders: sociologia das relações de poder a partir de uma pequena comunidade”. Compreende-se com o estudo que o processo civilizador ocorre por meio da interação entres os sujeitos, ou seja, é nas relações que nós construímos as relações.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Citas

CASTRO, R. G. Libras: uma ponte para comunicação entre pais ouvintes e filhos surdos. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Educação Especial Infantil e Fundamental). Maringá: Universidade Estadual de Maringá, 1999.

ELIAS, Norbert. A sociedade dos Indivíduos. Rio de Janeiro: Zahar, 1994.

_______________. Civilização dos Pais. Revista Sociedade e Estado. Rio de Janeiro: Vol. 27, Número 3, p. 469-493, setembro/dezembro 2012.

_____________. Escritos & Ensaios: 1 estado, processo, opinião pública v. 1. Rio de Janeiro: Jorge Zahar Ed., 2006.

ELIAS, N.; SCOTSON, J. Os estabelecidos e os outsiders: sociologia das relações de poder a partir de uma pequena comunidade. Tradução: Vera Ribeiro. Rio de Janeiro: Jorge Zahar, 2000.

STROBEL, Karen. Surdos: vestígios culturais não registrados na história. Dissertação de Mestrado em fase de elaboração, na área de educação GES/UFSC, 2006.

GONÇALVES, Humberto Bueno; FESTA, Priscila Soares Vidal. Metodologia do professor no ensino de alunos surdos. Revista Eletrônica do Curso de Pedagogia das Faculdades OPET. Dezembro, 2013. Disponível em: http://www.opet.com.br/faculdade/revistapedagogia/pdf/n6/ARTIGO-PRISCILA.pdf. Acesso em 23/07/2006.

Publicado

2023-08-08

Cómo citar

SARAIVA, C. L. S.; BARROS, R. S. de. Ouvintes e surdos: uma relação entre estabelecidos e outsiders. Somanlu: Revista de Estudios Amazónicos, Manaus, v. 23, n. 1, p. 87–93, 2023. DOI: 10.69696/somanlu.v23i1.13033. Disponível em: //periodicos.ufam.edu.br/index.php/somanlu/article/view/13033. Acesso em: 24 jun. 2025.