A EDUCAÇÃO SALESIANA E A MARCA DA CIVILIZAÇÃO OCIDENTAL NO COMPORTAMENTO DO INDÍGENA DE YAIA POEWANO SÉCULO XX

Authors

  • Joscival Vasconcelos Reis
  • Glaucio Campos Gomes de Matos
  • Odenei de Souza Ribeiro

DOI:

https://doi.org/10.29327/233099.16.2-2

Abstract

Este artigo tem o objetivo abordar o processo civilizatório ocidental (sustentado e difundido) incrementado pelos salesianos aos povos indígenas de Yaia Poewa. A concepção de ‘civilização’ chegou à essa região com o não índio. Nesse longo período de contato com os povos indígenas se constata mudanças no modus vivendis indígena da região. Com avançar do contato e o processo de integração em curso, os indígenas de Yaia Poewa incorporaram transformações que estão presentes em suas realidades socioculturais.O enfoque é qualitativo, com pesquisa bibliográfica e ênfase na teoria do processo civilizador de Norbert Elias, a qual contribui para pensar as mudanças socioculturais ocorridas em Yaia Poewa, incrementadas pela Missão Salesiana Arcanjo São Miguel como instituição de modelação do comportamento do indígena nessa região. A experiência de campo, do eu Tukano, fruto dessas mudanças, contribui para dialogar com a teoria.


Palavras-chave: Processo civilizador. Psicogênese. Povos indígenas.

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Published

2017-12-08

How to Cite

Reis, J. V., Gomes de Matos, G. C., & Ribeiro, O. de S. (2017). A EDUCAÇÃO SALESIANA E A MARCA DA CIVILIZAÇÃO OCIDENTAL NO COMPORTAMENTO DO INDÍGENA DE YAIA POEWANO SÉCULO XX. Somanlu: Revista De Estudos Amazônicos, 16(2), 23–37. https://doi.org/10.29327/233099.16.2-2

Issue

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Artigos