A EDUCAÇÃO SALESIANA E A MARCA DA CIVILIZAÇÃO OCIDENTAL NO COMPORTAMENTO DO INDÍGENA DE YAIA POEWANO SÉCULO XX
DOI:
https://doi.org/10.29327/233099.16.2-2Abstract
Este artigo tem o objetivo abordar o processo civilizatório ocidental (sustentado e difundido) incrementado pelos salesianos aos povos indígenas de Yaia Poewa. A concepção de ‘civilização’ chegou à essa região com o não índio. Nesse longo período de contato com os povos indígenas se constata mudanças no modus vivendis indígena da região. Com avançar do contato e o processo de integração em curso, os indígenas de Yaia Poewa incorporaram transformações que estão presentes em suas realidades socioculturais.O enfoque é qualitativo, com pesquisa bibliográfica e ênfase na teoria do processo civilizador de Norbert Elias, a qual contribui para pensar as mudanças socioculturais ocorridas em Yaia Poewa, incrementadas pela Missão Salesiana Arcanjo São Miguel como instituição de modelação do comportamento do indígena nessa região. A experiência de campo, do eu Tukano, fruto dessas mudanças, contribui para dialogar com a teoria.
Palavras-chave: Processo civilizador. Psicogênese. Povos indígenas.
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