OFICINAS DE TEXTO: APRENDIZAGEM NO DESENVOLVIMENTO DA COMPETÊNCIA ESCRITORA EM UM PROJETO INTERDISCIPLINAR DO PROJETO OBSERVATÓRIO DA EDUCAÇÃO/POE/CAPES

Autores

  • Maria do Socorro da Costa Viana

DOI:

https://doi.org/10.29327/233099.16.1-4

Resumo

Trata-se de uma pesquisa cujo objetivo central é investigar a competência escritora de alunos de uma Escola Pública do Município de Manaus. O percurso metodológico centrou-se num estudo fenomenológico, tendo como suporte a pesquisa qualitativa, tanto de cunho investigativo como interventivo. A população de investigados é de 38 alunos, pertencentes ao oitavo ano do Ensino Fundamental. Buscou-se fundamentos para o
estudo nas obras de Fazenda (2011), Japiassu (1976), Koch (2006), Dionísio, Machado e Bezerra (2005) . Tal investigação faz parte do Projeto Observatório de Educação - POE, pertencente ao Grupo de Pesquisa da Universidade do Estado do Amazonas. Os estudos até o presente momento, já mostram sinais de que é necessário um esforço conjunto, daí partir-se para uma estratégia interdisciplinar, na qual estão em processo simultâneo de investigação, a Língua Portuguesa, a Matemática e a Ciência.


Palavras-chave: Aprendizagem. Competência escritora. Interdisciplinaridade.

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Publicado

2017-12-08

Edição

Seção

Artigos