A EDUCAÇÃO SALESIANA E A MARCA DA CIVILIZAÇÃO OCIDENTAL NO COMPORTAMENTO DO INDÍGENA DE YAIA POEWANO SÉCULO XX

Autores

  • Joscival Vasconcelos Reis
  • Glaucio Campos Gomes de Matos
  • Odenei de Souza Ribeiro

DOI:

https://doi.org/10.29327/233099.16.2-2

Resumo

Este artigo tem o objetivo abordar o processo civilizatório ocidental (sustentado e difundido) incrementado pelos salesianos aos povos indígenas de Yaia Poewa. A concepção de ‘civilização’ chegou à essa região com o não índio. Nesse longo período de contato com os povos indígenas se constata mudanças no modus vivendis indígena da região. Com avançar do contato e o processo de integração em curso, os indígenas de Yaia Poewa incorporaram transformações que estão presentes em suas realidades socioculturais.O enfoque é qualitativo, com pesquisa bibliográfica e ênfase na teoria do processo civilizador de Norbert Elias, a qual contribui para pensar as mudanças socioculturais ocorridas em Yaia Poewa, incrementadas pela Missão Salesiana Arcanjo São Miguel como instituição de modelação do comportamento do indígena nessa região. A experiência de campo, do eu Tukano, fruto dessas mudanças, contribui para dialogar com a teoria.


Palavras-chave: Processo civilizador. Psicogênese. Povos indígenas.

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Publicado

08-12-2017

Como Citar

REIS, J. V.; GOMES DE MATOS, G. C.; RIBEIRO, O. de S. A EDUCAÇÃO SALESIANA E A MARCA DA CIVILIZAÇÃO OCIDENTAL NO COMPORTAMENTO DO INDÍGENA DE YAIA POEWANO SÉCULO XX. Somanlu: Revista de Estudos Amazônicos, Manaus, v. 16, n. 2, p. 23–37, 2017. DOI: 10.29327/233099.16.2-2. Disponível em: //periodicos.ufam.edu.br/index.php/somanlu/article/view/3956. Acesso em: 23 dez. 2024.

Edição

Seção

Artigos