Teorias da Psicologia Ambiental nos estudantes da Universidade Save, extensão de Massinga, Moçambique

Autores

DOI:

https://doi.org/10.69696/somanlu.v25i1.17828

Palavras-chave:

Teorias, Psicologia Ambiental, Paisagem, Académicos, UniSave

Resumo

O processo relacional de espaço geográfico académico desenvolve-se por meio da percepção de imagem mental associada aos sentimentos, emoções e significados, construídos por meio da leitura e interpretação da paisagem (natural e humanizada). Este estudo partiu do pressuposto de que o ambiente é o principal responsável pela formação das características básicas do homem e da sua capacidade intelectual. O objetivo da pesquisa baseou-se na análise de teorias da paisagem e sua influência nos estudantes da Universidade Save Extensão da Massinga (UniSave). Para operacionalização dos objectivos preconizados foi realizada a revisão da literatura e referencial teórico, conjugando as seguintes teorias de psicologia ambiental: evolucionária; do habitat de Gordon H. Orian; da perspectiva e do refúgio de Jay Appleton: afectiva de Roger Ulrich e do processamento de informações de Stephen & Rachel Kaplan. Os resultados apontaram que a falta de paisagens naturais ou mistas gera menor afetividade ambiental aos estudantes que vivem e estudam num espaço geográfico municipal urbano afectando negativamente suas emoções e desejos pelo bem-viver e felicidade ou condições favoráveis para sucesso escolar, normalmente que ocorrem em conjunto com outros fenômenos da vida cotidiana. Existe um desejo comum de almejar melhorias no ambiente/paisagens da UniSave, cujas características estreitam mais o sentimento afetivo positivo em relação a vida académica, que não tem sido dos melhores para o sucesso escolar e para continuidade na pós-graduação.

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Publicado

09-09-2025

Como Citar

LANGA, B. B. J.; SITOIE, C. L. Teorias da Psicologia Ambiental nos estudantes da Universidade Save, extensão de Massinga, Moçambique. Somanlu: Revista de Estudos Amazônicos, Manaus, v. 25, n. 1, p. 96–112, 2025. DOI: 10.69696/somanlu.v25i1.17828. Disponível em: //periodicos.ufam.edu.br/index.php/somanlu/article/view/17828. Acesso em: 13 set. 2025.