A SÍNDROME DE BURNOUT E A PANDEMIA DA SARS-COV-2:

UM ESTUDO SOBRE A RESILIÊNCIA DOCENTE COM EDUCADORES DA REDE PÚBLICA DE PARINTINS-AM

Autores

  • Márcia Fernanda Costa Do Nascimento
  • Adson Manoel Bulhões Da Silva

DOI:

https://doi.org/10.69696/somanlu.v23i1.13026

Resumo

Este estudo foi realizado na rede de educação pública do município de Parintins-AM, abordando uma temática muito pertinente ao mundo do trabalho, a Síndrome do Esgotamento Profissional, conhecida como Síndrome de Burnout. Especificamente no período inicial da pandemia vivenciada na atualidade, decorrente do coronavírus da SARS-COV-2, sigla em inglês da Severe Acute Respiratory Syndrome Coronavirus 2, responsável pela doença COVID-19. A pesquisa configurou-se qualitativa com enfoque de estudo de caso. Quanto às técnicas de dados, utilizou-se a observação participante, relatos de experiências docentes que traduzem as vozes dos participantes através de interações e questionários semiestruturados. Importante salientar que não são somente os fatores decorrentes da esfera microssocial da escola e suas interrelações que devem ser trabalhadas para que a síndrome de Burnout seja atenuada, mas parte, sobretudo, de fatores macro organizacionais, os quais devem considerar a saúde do trabalhador, em especial, a dos educadores, como viés importantíssimo no desenvolvimento de ações salutares para o bem-estar profissional.

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Publicado

08-08-2023

Como Citar

COSTA DO NASCIMENTO, M. F. .; BULHÕES DA SILVA, A. M. . A SÍNDROME DE BURNOUT E A PANDEMIA DA SARS-COV-2: : UM ESTUDO SOBRE A RESILIÊNCIA DOCENTE COM EDUCADORES DA REDE PÚBLICA DE PARINTINS-AM. Somanlu: Revista de Estudos Amazônicos, Manaus, v. 23, n. 1, p. 03–19, 2023. DOI: 10.69696/somanlu.v23i1.13026. Disponível em: //periodicos.ufam.edu.br/index.php/somanlu/article/view/13026. Acesso em: 8 dez. 2024.