Diagnóstico Rural Participativo aplicado às ciências agrárias: uma abordagem participativa
DOI:
https://doi.org/10.70336/sust.2024.v1.16901Palavras-chave:
Metodologias participativas, Comunidades, EmpoderamentoResumo
O Diagnóstico Rural Participativo (DRP) é um método que, por meio de um conjunto de técnicas participativas, procura incentivar o desenvolvimento autônomo da comunidade, independentemente de possíveis intervenções exteriores, devendo considerar, sobretudo, os aspectos socioeconômicos da realidade local e contribuir para uma postura mais emancipatória dessas comunidades. O objetivo do trabalho é demonstrar a aplicabilidade prática das ferramentas “mapa da comunidade” e “travessia” no contexto do DRP, a partir de uma simulação com participantes do Programa de Educação Tutorial (PET) Agronomia, visando avaliar a eficácia dessas metodologias no entendimento das dinâmicas rurais e na construção de soluções participativas. Foram realizadas revisões bibliográficas sobre o tema abordado, evidenciando as origens e os vieses que influenciaram em seu aprimoramento no Brasil e as técnicas relacionadas à participação comunitária. Para a simulação foram utilizadas cartolinas, papel ofício e pincéis atômicos. A simulação do DRP proporcionou aos participantes a compreensão da diversidade de perfis existentes entre os indivíduos, os quais podem ou não estar engajados nas dinâmicas participativas. Ainda, aproximou o conhecimento acadêmico e a realidade vivenciada em uma comunidade de assentamento rural, promovendo uma interação equitativa entre os estudantes e os membros da comunidade, pautada no respeito aos saberes populares e na valorização da troca de informações. Finalmente, as técnicas permitem a identificação de potencialidades na comunidade e favorecem o desenvolvimento do empoderamento dos indivíduos na tomada de decisões e na resolução de problemas.