Percepções e vivências de educação em saúde no alojamento conjunto no hospital de Coari-um relato de experiência
Resumo
Introdução: Trata-se de um estudo do tipo relato de experiência que foi vivenciado durante ações de Educação em Saúde, realizadas na Unidade de Alojamento Conjunto do Hospital público no município de Coari/AM. O processo educativo está centrado em alguém que sabe e ensina a alguém que não sabe. A lógica é a de transmissão de conhecimentos. A expectativa é que o outro mude seu comportamento em função do que lhe foi ensinado. Neste contexto, a educação influencia e é influenciada pelas condições de saúde, estabelecendo um estreito contato com todos os movimentos de inserção nas situações cotidianas em seus difíceis aspectos sociais, políticos, econômicos, culturais, dentre outros. O Alojamento Conjunto é um sistema hospitalar em que o recém-nascido sadio, logo após o nascimento, permanece ao lado da mãe, 24 horas por dia, num mesmo ambiente, até a alta hospitalar. Esse sistema torna possível a prestação de todos os cuidados assistenciais, bem como a orientação à progenitora sobre a saúde envolvendo mãe e filho. O objetivo deste trabalho foi relatar a experiência vivenciada por acadêmicos de Enfermagem frente à promoção do aleitamento materno em um Alojamento Conjunto, durante o Estágio Curricular II. Método: Foram desenvolvidas atividades de educação em saúde com destaque no aleitamento materno, procurou-se contribuir para o conhecimento das mães sobre temas pertinentes ao momento vivenciado, tais como: amamentação, avaliação das mamadas, identificação de falhas na técnica de posicionamento e a pega do recém-nascido ao seio. Para isso, também foi utilizado o método educativo com materiais que auxiliassem a melhor compreensão, foram então confeccionados folders explicando as posições de amamentação e a correta pega. Resultados: No decorrer das práticas de cuidado, foram observadas possíveis falhas na técnica da amamentação, as puérperas levantaram questionamentos pertinentes ao aleitamento materno, tais como: a interferência do tipo de mamilo, problemas comuns decorrentes da lactação e introdução de líquidos e alimentos na dieta do recém-nascido. Essas práticas confirmam que os métodos educativos em saúde no contexto da enfermagem vêm sendo uma realidade cada vez mais efetivada devido à modificação de padrões de atenção à saúde e foi vivenciada e verificada que essas práticas trazem resultados positivos e relevantes para todos os envolvidos. Considerações: Assim, a promoção da saúde e a educação em saúde estão fortemente ligadas e promovem a qualidade de vida no cotidiano das pessoas. E foi perceptível que essas atividades na maioria das vezes contribuem para educar e orientar quanto à incorreta posição pode desencadear o surgimento de problemas mamários. Dessa forma, torna-se notável a importância dessas ações para promoção, prevenção e detecção de problemas que podem interferir, não somente no aleitamento materno, mas o reforço dessas orientações combinado com o trabalho e empenho da equipe contribuíram de forma significativa para saúde destes.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Ao submeter o manuscrito, os autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito da primeira publicação do manuscrito revisado, com o trabalho licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution 4.0 (Cc-By-Nc-Sa), que permite, sem fins lucrativos, o compartilhamento, adaptações do trabalho, seguindo a mesma política de licenciamento e com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou página pessoal), após seu aceite, antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre - Green Road ).