Açaí: desenvolvimento e sustentabilidade

Assai: development and sustainability

Autores

  • Valdir Florêncio Veiga-Júnior Instituto Militar do Exército - IME
  • Klenicy Yamaguchi ISB/UFAM

Palavras-chave:

Frutas amazônicas, Ecossistema amazônico, Euterpe

Resumo

O açaí é um fruto muito importante para a região amazônica, sendo responsável por grande parte da renda da população e contribuindo para o desenvolvimento econômico e social de norte a sul e, praticamente presente em quase todo o ecossistema amazônico. Esse artigo trará um olhar sobre os diferentes aspectos do extrativismo e sustentabilidade dessa celebridade brasileira.

Biografia do Autor

Valdir Florêncio Veiga-Júnior , Instituto Militar do Exército - IME

Bolsista em Produtividade em Pesquisa do CNPq e da FAPERJ (Cientista do Nosso Estado). Em levantamentos estatísticos realizados em 2020, foi apontado pela PLOS Biology entre os 33 pesquisadores da área de química mais influentes do país com relação à toda a carreira e na posição 52 em relação ao ano de estudo (2019). É Professor Associado 4 no Departamento de Engenharia Química do Instituto Militar de Engenharia (IME), no Rio de Janeiro, onde é líder do Grupo de Pesquisas Bioprocessos Avançados na Química de Produtos Naturais (ABC-NP). Atua no desenvolvimento de processos orgânicos avançados para a geração de bioprodutos a partir de recursos da biodiversidade. As linhas de pesquisas estão voltadas a análise, otimização e aumento de escala da extração de produtos naturais, em especial óleos, resinas e esponjas da Amazônia. É Conselheiro da Câmara Técnica de Fármacos, Cosméticos e Saneantes do CRQ-3. Natural de Nova Friburgo, no Rio de Janeiro, é bacharel em Engenharia Química pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). Mestre e Doutor em Química Orgânica pelo Instituto de Química da UFRJ, possui Pós-doutorado na Química de Produtos Naturais pela Universidade Federal do Amazonas (Projeto de Desenvolvimento Científico Regional (DCR) com duração de 36 meses, FAPEAM-CNPq) e estágio de curta duração (3 meses) como professor visitante em Química Verde e Sustentabilidade no Green Chemistry Centre of Excellence na University of York, em York, no Reino Unido. Foi Coordenador do Programa de Pós-graduação em Química da UFAM; Tesoureiro da área de Produtos Naturais da Sociedade Brasileira de Química (PN - SBQ); Membro da Comissão da ANVISA para elaboração da Farmacopeia Brasileira; Membro de Comitês Técnico-Científicos no ICMBio e na FAPEAM; Coordenador dos Laboratórios de Química de Produtos Naturais do Centro de Biotecnologia da Amazônia (CBA); e líder do Grupo de Pesquisas em Química de Biomoléculas da Amazônia (Q-BiomA), em Manaus, entre 2005 e 2017.

Referências

Não há

Downloads

Publicado

2021-08-25

Como Citar

VEIGA-JÚNIOR , V. F. .; YAMAGUCHI, K. Açaí: desenvolvimento e sustentabilidade : Assai: development and sustainability. Revista Ensino, Saúde e Biotecnologia da Amazônia, [S. l.], v. 3, n. 1, p. 01–03, 2021. Disponível em: https://periodicos.ufam.edu.br/index.php/resbam/article/view/8712. Acesso em: 29 mar. 2024.

Edição

Seção

Reflexões sobre Ciências e Sociedades

Categorias

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)