BULLYNG: CONSEQUÊNCIAS E PREJUÍZOS NO PROCESSO DE APRENDIZAGEM NO AMBIENTE ESCOLAR
Palabras clave:
Escola, Bullying, ReflexãoResumen
Introdução: O presente trabalho trata-se de uma reflexão sobre o Bullying nas escolas, enfatizando as consequências e prejuízos que tais práticas podem causar tanto na vítima, bem como para o processo de aprendizagem no ambiente escolar. Tem como objetivo o entendimento dos conceitos, características das vítimas e sinais que possibilitem a identificação de tais práticas. Realizou-se uma pesquisa bibliográfica baseada nas contribuições dos autores Fante (2005), Barros, Carvalho & Pereira (2009), Costa & Vale (1998) entre outros. Através deste estudo pôde-se constatar que a prática de Bullying pode trazer impactos psíquicos nas vítimas, queda de rendimento escolar, levando alguns a desistirem de frequentar a escola e em outros casos chegam a se mutilar e até mesmo cometerem suicídio.
Descargas
Citas
BANDEIRA, C. de M. Bullying: auto-estima e diferença de gênero. 2009. 69f. Dissertação (Mestrado em Psicologia) – Programa de Pós-Graduação em Psicologia do Desenvolvimento - Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Porto Alegre, 2009.
BARROS, C. Um estudo sobre bullying no contexto escolar, UMINHO/PUCPR, 2009.
BRASILIENSE, Correio. Disponível em: https://www.correiobraziliense.com.br/app/noticia/eu-estudante/ensino_educacaobasica/2015/11/09/ensino_educacaobasica_interna, 505647/dilma-sanciona-lei-contra-o-bullying-e-escolas-devem-impedir-a-intimidacao.shtml. Acesso em: 15 out. 2019.
CARVALHO, G.; PEREIRA, S. M. Bullying e gênero nas aulas de educação física. In: CONGRESSO PAULISTA DE EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR, 13, 2009, Jundiaí. Anais. Jundiaí: Universidade Anchieta, 2009.
CHAM, N. Indisciplina na escola: alternativas teóricas e práticas. São Paulo: Editora Summus,1996
CHIORLIN, M. de O. A influência do bullying no processo ensino- aprendizagem. São Carlos, 2007.
COSTA, M.; VALE, D. A violência nas escolas. Lisboa: Instituto de Inovação
Educacional, 1998.
CUNHA, A. P. M. Bullying: Descrição e comparação de práticas agressivas em modelos de recreio escolar entre crianças do 1ºciclo. 2005. 182f. Dissertação (Mestrado em Ciências do Desporto). Faculdade de Ciências do Desporto e Educação Física da Universidade do Porto. Porto, 2005.
FANTE, C. Fenômeno Bullying: como prevenir a violência nas escolas e educar para a paz. 2ª ed. Campinas, São Paulo: Verus, 2005.
GARCIA, J. Revista Paranaense de Desenvolvimento. Curitiba, n. 95. Jan./Abr.,
, p. 101-108. Disponível em: http://www.ipardes.gov.br/pdf/revista_PR/95/joe.pdf. Acesso em: 21 set. 2006.
PEREIRA, B. O. A violência na escola – formas de prevenção. In. B. Pereira, A.2. ed. Lisboa: Fundação Calouste Gulbenkian, 2008.
P. PINTO (eds), A escola e a criança em risco – intervir para prevenir, Edições Asa, 17- 30,2001.
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Ao submeter o manuscrito, os autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito da primeira publicação do manuscrito revisado, com o trabalho licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution 4.0 (Cc-By-Nc-Sa), que permite, sem fins lucrativos, o compartilhamento, adaptações do trabalho, seguindo a mesma política de licenciamento e com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou página pessoal), após seu aceite, antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre - Green Road ).