BULLYNG: CONSEQUÊNCIAS E PREJUÍZOS NO PROCESSO DE APRENDIZAGEM NO AMBIENTE ESCOLAR

Authors

  • Jerlivaldo Cardoso de Lima Instituto Federal do Amazonas/IFAM Campus Coari– Amazonas/Brasil
  • Dhonathan de Souza Lopes Instituto Federal do Amazonas/IFAM Campus Coari– Amazonas/Brasil

Keywords:

Escola, Bullying, Reflexão

Abstract

Introdução: O presente trabalho trata-se de uma reflexão sobre o Bullying nas escolas, enfatizando as consequências e prejuízos que tais práticas podem causar tanto na vítima, bem como para o processo de aprendizagem no ambiente escolar. Tem como objetivo o entendimento dos conceitos, características das vítimas e sinais que possibilitem a identificação de tais práticas. Realizou-se uma pesquisa bibliográfica baseada nas contribuições dos autores Fante (2005), Barros, Carvalho & Pereira (2009), Costa & Vale (1998) entre outros. Através deste estudo pôde-se constatar que a prática de Bullying pode trazer impactos psíquicos nas vítimas, queda de rendimento escolar, levando alguns a desistirem de frequentar a escola e em outros casos chegam a se mutilar e até mesmo cometerem suicídio.

Downloads

Download data is not yet available.

References

BANDEIRA, C. de M. Bullying: auto-estima e diferença de gênero. 2009. 69f. Dissertação (Mestrado em Psicologia) – Programa de Pós-Graduação em Psicologia do Desenvolvimento - Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Porto Alegre, 2009.

BARROS, C. Um estudo sobre bullying no contexto escolar, UMINHO/PUCPR, 2009.

BRASILIENSE, Correio. Disponível em: https://www.correiobraziliense.com.br/app/noticia/eu-estudante/ensino_educacaobasica/2015/11/09/ensino_educacaobasica_interna, 505647/dilma-sanciona-lei-contra-o-bullying-e-escolas-devem-impedir-a-intimidacao.shtml. Acesso em: 15 out. 2019.

CARVALHO, G.; PEREIRA, S. M. Bullying e gênero nas aulas de educação física. In: CONGRESSO PAULISTA DE EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR, 13, 2009, Jundiaí. Anais. Jundiaí: Universidade Anchieta, 2009.

CHAM, N. Indisciplina na escola: alternativas teóricas e práticas. São Paulo: Editora Summus,1996

CHIORLIN, M. de O. A influência do bullying no processo ensino- aprendizagem. São Carlos, 2007.

COSTA, M.; VALE, D. A violência nas escolas. Lisboa: Instituto de Inovação

Educacional, 1998.

CUNHA, A. P. M. Bullying: Descrição e comparação de práticas agressivas em modelos de recreio escolar entre crianças do 1ºciclo. 2005. 182f. Dissertação (Mestrado em Ciências do Desporto). Faculdade de Ciências do Desporto e Educação Física da Universidade do Porto. Porto, 2005.

FANTE, C. Fenômeno Bullying: como prevenir a violência nas escolas e educar para a paz. 2ª ed. Campinas, São Paulo: Verus, 2005.

GARCIA, J. Revista Paranaense de Desenvolvimento. Curitiba, n. 95. Jan./Abr.,

, p. 101-108. Disponível em: http://www.ipardes.gov.br/pdf/revista_PR/95/joe.pdf. Acesso em: 21 set. 2006.

PEREIRA, B. O. A violência na escola – formas de prevenção. In. B. Pereira, A.2. ed. Lisboa: Fundação Calouste Gulbenkian, 2008.

P. PINTO (eds), A escola e a criança em risco – intervir para prevenir, Edições Asa, 17- 30,2001.

Published

2020-10-26

How to Cite

CARDOSO DE LIMA, J.; DE SOUZA LOPES, D. BULLYNG: CONSEQUÊNCIAS E PREJUÍZOS NO PROCESSO DE APRENDIZAGEM NO AMBIENTE ESCOLAR. Revista Ensino, Saúde e Biotecnologia da Amazônia, [S. l.], v. 2, n. esp., p. 66–70, 2020. Disponível em: //periodicos.ufam.edu.br/index.php/resbam/article/view/6591. Acesso em: 21 nov. 2024.