A IMPORTÂNCIA DA PRÁTICA EXPERIMENTAL NO ENSINO DE FÍSICA

Autores

  • Dhonathan de Souza Lopes Instituto Federal do Amazonas/IFAM Campus Coari– Amazonas/Brasil
  • Marta Silva de Lima Universidade Federal do Amazonas - Instituto de Saúde e Biotecnologia (UFAM/ISB)

Palavras-chave:

Aprendizagem significativa, Experimentos, Ensino

Resumo

Introdução: Não há dúvida de que a utilização de experimentos como um recurso didático, seja em laboratório, ou sala de aula, é uma importante ferramenta no ensino de Ciências, especificamente no Ensino de Física. Objetivo: O cuidado básico deste trabalho é trazer uma reflexão sobre o ensino de Física, objetivando a importância das atividades experimentais no contexto didático metodológico para uma aprendizagem significativa dos conceitos científicos da disciplina. Método: Realizou-se uma pesquisa bibliográfica fundamentada nas contribuições dos autores ROSA (2005), GASPAR (2005), RAMOS (2010), entre outros. Resultado: É notório que a realização de experimentos nas aulas de Física traz motivação para o estudo da disciplina, tanto para professores quanto para discentes. Conclusão: Através deste estudo, concluiu-se que a experimentação tem uma importância considerável para o processo de ensino aprendizagem da Física, uma vez que proporciona o discente a se tornar um sujeito ativo nesse processo.

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Referências

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Publicado

2020-10-26

Como Citar

DE SOUZA LOPES, D.; SILVA DE LIMA, M. A IMPORTÂNCIA DA PRÁTICA EXPERIMENTAL NO ENSINO DE FÍSICA. Revista Ensino, Saúde e Biotecnologia da Amazônia, [S. l.], v. 2, n. esp., p. 51–55, 2020. Disponível em: //periodicos.ufam.edu.br/index.php/resbam/article/view/6588. Acesso em: 9 nov. 2024.