A IMPORTÂNCIA DA PRÁTICA EXPERIMENTAL NO ENSINO DE FÍSICA
Palabras clave:
Aprendizagem significativa, Experimentos, EnsinoResumen
Introdução: Não há dúvida de que a utilização de experimentos como um recurso didático, seja em laboratório, ou sala de aula, é uma importante ferramenta no ensino de Ciências, especificamente no Ensino de Física. Objetivo: O cuidado básico deste trabalho é trazer uma reflexão sobre o ensino de Física, objetivando a importância das atividades experimentais no contexto didático metodológico para uma aprendizagem significativa dos conceitos científicos da disciplina. Método: Realizou-se uma pesquisa bibliográfica fundamentada nas contribuições dos autores ROSA (2005), GASPAR (2005), RAMOS (2010), entre outros. Resultado: É notório que a realização de experimentos nas aulas de Física traz motivação para o estudo da disciplina, tanto para professores quanto para discentes. Conclusão: Através deste estudo, concluiu-se que a experimentação tem uma importância considerável para o processo de ensino aprendizagem da Física, uma vez que proporciona o discente a se tornar um sujeito ativo nesse processo.
Descargas
Citas
ARAUJO, M. S. T.; ABIB, M. L. V. S. Atividades experimentais no ensino da Física: diferentes enfoques, diferentes finalidades. Revista Brasileira de Ensino de Física, v. 25, n. 2, p. 176-194, 2003.
ARRUDA, J. R. C.; MARIN, J. A. Um Sistema didático para ensenanza aprendizaje de la Fisica. Revista Brasileira de Ensino de Física. v.23, n.3, 2001. Disponível em: www.sbfisica.org.br. Acesso em: 13 mar. 2017.
GASPAR, A. M.; ISABEL C. de C. Atividades experimentais de demonstrações em sala de aula: uma análise segundo o referencial da teoria de Vygotsky. UNESP- SP, 2005.
HODSON, D. Um enfoque, mas crítico do trabalho de laboratório. Enseñanza de las Ciencias, v.12, n. 13, p.299-313, 1994.
MINAYO, M. C. S. O desafio do conhecimento. Pesquisa qualitativa em saúde. São Paulo: HUCITEC, 2007.
MOREIRA, M. A. Ensino de Física no Brasil: retrospectiva e perspectivas. Revista Brasileira de Ensino de Física. São Paulo, v.22, p. 94-98, mar.2000.
Parâmetros Curriculares Nacionais: Ciências Naturais/Secretaria de Educação Fundamental. Brasília: MEC/SEF
RAMOS, Luciana da Silva; ANTUNES, Fabiano; SILVA, Lenice Heloisa de Arruda. Concedentes de professores de Ciências sobre o ensino de Ciências. In: Revista da SBEBio, Número 03. Outubro de 2010. p.1666-1674.
ROSA, W. C. Ensino de Física: objetivos e imposições no Ensino Médio. Revista Electronica de Ensenânza de las Ciencias, vol. 4, nº 1, 2005.
SERÉ, M. G. A Imagem das Ciências Experimentais e a Formação para a Cidadania e a Pesquisa. Educação. Porto Alegre, v. XXIV, n. 44, p. 57-81, 2001
XAVIER, J. C. Ensino de Física: presente e futuro. ATAs do XV Simpósio Nacional de Ensino de Física, 2005.
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Categorías
Licencia
Ao submeter o manuscrito, os autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito da primeira publicação do manuscrito revisado, com o trabalho licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution 4.0 (Cc-By-Nc-Sa), que permite, sem fins lucrativos, o compartilhamento, adaptações do trabalho, seguindo a mesma política de licenciamento e com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou página pessoal), após seu aceite, antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre - Green Road ).