BULLYNG: CONSEQUÊNCIAS E PREJUÍZOS NO PROCESSO DE APRENDIZAGEM NO AMBIENTE ESCOLAR

Autores

  • Jerlivaldo Cardoso de Lima Instituto Federal do Amazonas/IFAM Campus Coari– Amazonas/Brasil
  • Dhonathan de Souza Lopes Instituto Federal do Amazonas/IFAM Campus Coari– Amazonas/Brasil

Palavras-chave:

Escola, Bullying, Reflexão

Resumo

Introdução: O presente trabalho trata-se de uma reflexão sobre o Bullying nas escolas, enfatizando as consequências e prejuízos que tais práticas podem causar tanto na vítima, bem como para o processo de aprendizagem no ambiente escolar. Tem como objetivo o entendimento dos conceitos, características das vítimas e sinais que possibilitem a identificação de tais práticas. Realizou-se uma pesquisa bibliográfica baseada nas contribuições dos autores Fante (2005), Barros, Carvalho & Pereira (2009), Costa & Vale (1998) entre outros. Através deste estudo pôde-se constatar que a prática de Bullying pode trazer impactos psíquicos nas vítimas, queda de rendimento escolar, levando alguns a desistirem de frequentar a escola e em outros casos chegam a se mutilar e até mesmo cometerem suicídio.

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Publicado

2020-10-26

Como Citar

CARDOSO DE LIMA, J.; DE SOUZA LOPES, D. BULLYNG: CONSEQUÊNCIAS E PREJUÍZOS NO PROCESSO DE APRENDIZAGEM NO AMBIENTE ESCOLAR. Revista Ensino, Saúde e Biotecnologia da Amazônia, [S. l.], v. 2, n. esp., p. 66–70, 2020. Disponível em: //periodicos.ufam.edu.br/index.php/resbam/article/view/6591. Acesso em: 9 nov. 2024.