Reações de combustão: teoria versus experimental relato de experiência com alunos do ensino médio de uma escola pública do município de Coari

Autores/as

  • Camila Cordeiro Silva Universidade Federal do Amazonas (UFAM), Campus Coari, Coari – AM
  • Thalita Thaila Oliveira Silva Universidade Federal do Amazonas (UFAM), Campus Coari, Coari – AM
  • Alessandra Souza Almeida Universidade Federal do Amazonas (UFAM), Campus Coari, Coari – AM
  • Marizete dos Santos Pereira Universidade Federal do Amazonas (UFAM), Campus Coari, Coari – AM
  • Naiandra Falcão Santos Universidade Federal do Amazonas (UFAM), Campus Coari, Coari – AM
  • Vera Lúicia Imbirba Bentes Universidade Federal do Amazonas (UFAM), Campus Coari, Coari – AM

Resumen

A reação de combustão é caracterizada pelo consumo de combustível, material gasto para produzir energia, na presença de um comburente que costuma ser o gás oxigênio. Na combustão completa, os produtos finais são dióxido de carbono (CO2) e água (H2O), gerando calor e luz através da queima de um material um fenômeno denominado “fogo”. Na definição de Lavoisier, a queima ou a combustão de um material corresponde a uma reação química exotérmica de oxidação. Dessa forma, a substância a ser queimada é chamada de combustível, ou carburante, e a substância oxidante, não necessariamente o oxigênio, é chamado de comburente. No cotidiano, as reações de combustão são bastantes utilizadas, pois é por meio delas que é possível produzir calor e energia, cozinhar os alimentos e realizar processos de produção de uma infinidade de materiais necessários para a humanidade, de acordo com Besseler e Neder, 2004. Portando, o processo de combustão está presente no cotidiano e em várias atividades humanas. Dessa forma, com o objetivo de explicar de forma simples e interessante o processo de combustão, foi proposto e elaborado uma atividade de aula teórica e prática, abordando o tema, por alunos do curso de Ciências: Biologia e Química, na disciplina de Instrumentação para o Ensino de Biologia e Química II, sendo esta atividade aplicada em sala de aula para alunos do Ensino Médio da Escola Estadual CETI em Coari, Amazonas. A atividade foi dividida em três momentos, sendo (i) abordagem teórica do tema “combustão” e posteriori (ii) demonstração prática do processo de combustão explicando as reações e elementos envolvidos no processo, de forma visual e utilizando materiais alternativos do cotidiano, e por fim, o  terceiro momento que foi a (iii) avaliação pelos alunos do Ensino Médio em relação ao entendimento do tema abordado e a metodologia adotada pelos discentes do curso de Ciências: Biologia e Química. Após a realização da atividade, foi verificado que os alunos do Ensino Médio apresentaram maior interesse pelo tema, principalmente pela atividade prática, na qual foi possível a identificação dos termos, reagente e produtos de uma reação de combustão de forma lúdica e inovadora. Portanto, a atividade proposta e aplicada pelos discentes foi de grande relevância para o ensino do tema “combustão” para alunos do Ensino Médio, ressaltando a importância da atividade prática nas aulas de Química, promovendo assim maior interesse pelos conteúdos abordados em sala de aula quando há a combinação da teoria com a prática

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Publicado

2019-06-01

Cómo citar

SILVA, C. C.; SILVA, T. T. O.; ALMEIDA, A. S.; PEREIRA, M. dos S.; SANTOS, N. F.; BENTES, V. L. I. Reações de combustão: teoria versus experimental relato de experiência com alunos do ensino médio de uma escola pública do município de Coari. Revista Ensino, Saúde e Biotecnologia da Amazônia, [S. l.], v. 1, n. especial, p. 1, 2019. Disponível em: //periodicos.ufam.edu.br/index.php/resbam/article/view/5568. Acesso em: 25 nov. 2024.

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