Reações de combustão: teoria versus experimental relato de experiência com alunos do ensino médio de uma escola pública do município de Coari
Abstract
A reação de combustão é caracterizada pelo consumo de combustível, material gasto para produzir energia, na presença de um comburente que costuma ser o gás oxigênio. Na combustão completa, os produtos finais são dióxido de carbono (CO2) e água (H2O), gerando calor e luz através da queima de um material um fenômeno denominado “fogo”. Na definição de Lavoisier, a queima ou a combustão de um material corresponde a uma reação química exotérmica de oxidação. Dessa forma, a substância a ser queimada é chamada de combustível, ou carburante, e a substância oxidante, não necessariamente o oxigênio, é chamado de comburente. No cotidiano, as reações de combustão são bastantes utilizadas, pois é por meio delas que é possível produzir calor e energia, cozinhar os alimentos e realizar processos de produção de uma infinidade de materiais necessários para a humanidade, de acordo com Besseler e Neder, 2004. Portando, o processo de combustão está presente no cotidiano e em várias atividades humanas. Dessa forma, com o objetivo de explicar de forma simples e interessante o processo de combustão, foi proposto e elaborado uma atividade de aula teórica e prática, abordando o tema, por alunos do curso de Ciências: Biologia e Química, na disciplina de Instrumentação para o Ensino de Biologia e Química II, sendo esta atividade aplicada em sala de aula para alunos do Ensino Médio da Escola Estadual CETI em Coari, Amazonas. A atividade foi dividida em três momentos, sendo (i) abordagem teórica do tema “combustão” e posteriori (ii) demonstração prática do processo de combustão explicando as reações e elementos envolvidos no processo, de forma visual e utilizando materiais alternativos do cotidiano, e por fim, o terceiro momento que foi a (iii) avaliação pelos alunos do Ensino Médio em relação ao entendimento do tema abordado e a metodologia adotada pelos discentes do curso de Ciências: Biologia e Química. Após a realização da atividade, foi verificado que os alunos do Ensino Médio apresentaram maior interesse pelo tema, principalmente pela atividade prática, na qual foi possível a identificação dos termos, reagente e produtos de uma reação de combustão de forma lúdica e inovadora. Portanto, a atividade proposta e aplicada pelos discentes foi de grande relevância para o ensino do tema “combustão” para alunos do Ensino Médio, ressaltando a importância da atividade prática nas aulas de Química, promovendo assim maior interesse pelos conteúdos abordados em sala de aula quando há a combinação da teoria com a prática
Downloads
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
Ao submeter o manuscrito, os autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito da primeira publicação do manuscrito revisado, com o trabalho licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution 4.0 (Cc-By-Nc-Sa), que permite, sem fins lucrativos, o compartilhamento, adaptações do trabalho, seguindo a mesma política de licenciamento e com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou página pessoal), após seu aceite, antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre - Green Road ).