TRÁFICO DE DROGAS ILÍCITAS: UMA BREVE REVISÃO
Palavras-chave:
Drogas, Tráfico, IlícitasResumo
Introdução: As drogas ilícitas são capazes de modificar o organismo dos seres vivos. São classificadas como drogas ilícitas aquelas substâncias que são comercializadas de forma ilegal. Objetivo: O presente trabalho tem o objetivo de analisar o tráfico de drogas ilícitas, procurando explicar os fatores que levam as pessoas a traficar, qual o perfil dessas pessoas, além de identificar as drogas mais traficadas. Método: A metodologia aplicada neste estudo é de natureza explicativa, classificada como pesquisa bibliográfica, a partir do levantamento de referências teóricas já analisadas e publicadas por meios escritos e eletrônicos, como livros, artigos científicos, páginas de web sites. Resultado: O tráfico de drogas ilícitas está relacionado à falta de emprego, pois não tendo como obter dinheiro de forma legal, ocorre a procura de outros métodos de se obter dinheiro. Além do lucro elevado obtido de forma ilegal, as pessoas que são apreendidas com drogas, normalmente estão traficando cocaína e maconha, sendo as drogas mais traficadas segundo a Polícia Federal e Polícia Civil. O tráfico de drogas é um grande problema que afeta a sociedade, pois as drogas ilícitas não podem ser produzidas, comercializadas nem consumidas de forma legal. As pessoas, mesmo sabendo que correm risos de serem apreendidas, elas o enfrentam pelo simples motivo de que através do tráfico é possível obter bom retorno financeiro sem muito esforço. As pessoas que estão ligadas ao tráfico de drogas têm o perfil de baixo índice de escolaridade, pobres, negros e moradores de favelas. Conclusão: A partir dos resultados obtidos pode-se concluir que o tráfico de drogas é um problema que afeta a sociedade, pois aumenta o índice de criminalidade e o aumento de mortes. Grande parte são homens negros, pobres, moradores de favelas são facilmente comparados com traficantes, devido suas características como: sexo, raça e classe social.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Categorias
Licença
Ao submeter o manuscrito, os autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito da primeira publicação do manuscrito revisado, com o trabalho licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution 4.0 (Cc-By-Nc-Sa), que permite, sem fins lucrativos, o compartilhamento, adaptações do trabalho, seguindo a mesma política de licenciamento e com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou página pessoal), após seu aceite, antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre - Green Road ).