Professor: A luz para um novo paradigma na Educação Matemática (Moçambique)

Autores

  • Sarifa Abdul Magide Fagilde Universidade Rovuma

Resumo

RESUMO

Reflexões, teorias e estudos sobre a educação matemática têm atraído pesquisadores desde o início do século XX. Os desafios que veem marcando esta área continuam sendo essencialmente os mesmos, sendo mais destacado o referente ao desempenho não satisfatório desta área. Neste artigo efectuamos uma análise e uma reflexão sobre a educação matemática em Moçambique, e procuramos contribuir para a mudança de um paradigma marcado pelo fracasso na disciplina de matemática. O professor é apontado como a “luz” para a referida [1]mudança. Para esta pesquisa é usado um quadro teórico baseado em conceituados educadores matemáticos e pesquisadores que se dedicam a desvelar e a estudar os constituintes de uma formação que contribua para que o professor adquira competências e habilidades capazes de incidir de forma efectiva e eficaz na sua acção de ensinar.  Metodologicamente é feita uma pesquisa bibliográfica, uma pesquisa documental e a experiência informada da autora.

 Palavras-chave: Educação Matemática 1; Formação 2; Professor 3; Ensino e Aprendizagem 4.

 

 

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Biografia do Autor

Sarifa Abdul Magide Fagilde , Universidade Rovuma

Professora Catedrática em Educação Matemática, PhD em Educação (Matemática), Vice-Reitora da Universidade Rovuma (UniRovuma), Vice-Presidente da SMASE-Africa (Strengthening of Mathematics and Science Education in Africa), membro fundador da Academia de Ciências de Moçambique e da Associação Moçambicana de Investigação em Educação Matemática e Ciências.

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Publicado

2024-01-03