Professor: A luz para um novo paradigma na Educação Matemática (Moçambique)
Abstract
RESUMO
Reflexões, teorias e estudos sobre a educação matemática têm atraído pesquisadores desde o início do século XX. Os desafios que veem marcando esta área continuam sendo essencialmente os mesmos, sendo mais destacado o referente ao desempenho não satisfatório desta área. Neste artigo efectuamos uma análise e uma reflexão sobre a educação matemática em Moçambique, e procuramos contribuir para a mudança de um paradigma marcado pelo fracasso na disciplina de matemática. O professor é apontado como a “luz” para a referida [1]mudança. Para esta pesquisa é usado um quadro teórico baseado em conceituados educadores matemáticos e pesquisadores que se dedicam a desvelar e a estudar os constituintes de uma formação que contribua para que o professor adquira competências e habilidades capazes de incidir de forma efectiva e eficaz na sua acção de ensinar. Metodologicamente é feita uma pesquisa bibliográfica, uma pesquisa documental e a experiência informada da autora.
Palavras-chave: Educação Matemática 1; Formação 2; Professor 3; Ensino e Aprendizagem 4.