O TRABALHO DOCENTE NO ENSINO REMOTO EMERGENCIAL NA ESCOLA INDÍGENA BORARI DA VILA DE ALTER DO CHÃO

Autores

  • Ana Elisa Alho Lopes UFOPA
  • Tania Suely Azevedo Brasileiro UFOPA

Resumo

A presente pesquisa tem como objetivo analisar a experiência dos professores da Escola Borari da Vila de Alter do Chão quanto a realização das atividades escolares no auge da pandemia do novo coronavírus que se se alastrou pelo mundo no início do ano de 2020 e desencadeou sérios transtornos à vida terrestre. O processo educacional foi um dos segmentos afetados pelo surto da Covid-19, pois a ordenação era que todas as pessoas seguissem as medidas de segurança estabelecidas pela Organização Nacional de Saúde, sendo uma delas, manter o isolamento social, ou seja, todas as pessoas deveriam ficar em casa e só sair por motivo de extrema necessidade. Diante dessa circunstância, o governo nacional propôs que o processo de ensino e aprendizagem se desse através do Ensino Remoto Emergencial, meio a práticas pedagógicas mediadas por tecnologias educacionais ou não. A pesquisa assume abordagem qualitativa de caráter exploratório através de aplicação de questionário online pelo Google Forms e estudo bibliográfico para referencial teórico. Contudo, o estudo salienta as principais dificuldades e os objetos digitais de aprendizagens utilizados pelos docentes e evidencia a necessidade de formação dos professores no que tange o manuseio e aplicação dos métodos digitais educativos, uma vez que foram surpreendidos pela educação através das telas e não tinham conhecimento necessário para essa prática.

Palavras-chave: Ensino Remoto Emergencial. Tecnologias Educacionais. Educação na Amazônia.

Biografia do Autor

Ana Elisa Alho Lopes, UFOPA

Graduada em Licenciatura em Informática Educacional pela UFOPA.

Tania Suely Azevedo Brasileiro, UFOPA

Professora Titular da Universidade Federal do Oeste do Pará (UFOPA). Pós-doutorado em Psicologia pela Universidade de São Paulo (IP/USP). Doutorado em Educação pela Universidad Rovira i Virgili/Espanha (título revalidado na FE/USP). Docente permanente dos Programas de Pós-Graduação: mestrado acadêmico em Sociedade, Ambiente e Qualidade de Vida (PPGSAQ/UFOPA); doutorado em Sociedade, Natureza e Desenvolvimento (PPGSNDUFOPA) e doutorado em Educação na Amazônia - Associação plena em Rede (PGEDA/ EDUCANORTE) – Polo Santarém, assumindo a coordenação do PGEDA no Polo Santarém (UFOPA – UNIR) (2020-2022). Orientadora da pesquisa.

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Publicado

2023-01-05