O TRABALHO DOCENTE NO ENSINO REMOTO EMERGENCIAL NA ESCOLA INDÍGENA BORARI DA VILA DE ALTER DO CHÃO
要旨
A presente pesquisa tem como objetivo analisar a experiência dos professores da Escola Borari da Vila de Alter do Chão quanto a realização das atividades escolares no auge da pandemia do novo coronavírus que se se alastrou pelo mundo no início do ano de 2020 e desencadeou sérios transtornos à vida terrestre. O processo educacional foi um dos segmentos afetados pelo surto da Covid-19, pois a ordenação era que todas as pessoas seguissem as medidas de segurança estabelecidas pela Organização Nacional de Saúde, sendo uma delas, manter o isolamento social, ou seja, todas as pessoas deveriam ficar em casa e só sair por motivo de extrema necessidade. Diante dessa circunstância, o governo nacional propôs que o processo de ensino e aprendizagem se desse através do Ensino Remoto Emergencial, meio a práticas pedagógicas mediadas por tecnologias educacionais ou não. A pesquisa assume abordagem qualitativa de caráter exploratório através de aplicação de questionário online pelo Google Forms e estudo bibliográfico para referencial teórico. Contudo, o estudo salienta as principais dificuldades e os objetos digitais de aprendizagens utilizados pelos docentes e evidencia a necessidade de formação dos professores no que tange o manuseio e aplicação dos métodos digitais educativos, uma vez que foram surpreendidos pela educação através das telas e não tinham conhecimento necessário para essa prática.
Palavras-chave: Ensino Remoto Emergencial. Tecnologias Educacionais. Educação na Amazônia.