EDUCAR PARA LA IGUALDAD
Resumo
É feita uma análise de diferentes direitos humanos que não são cumpridos ou são parcialmente cumpridos com as mulheres pelo simples fato de serem mulheres. Portanto, é necessário abordar a questão da igualdade e do feminismo por parte das famílias, da sociedade e principalmente da escola a fim de compensar essas desigualdades de gênero existentes. O feminismo é levantado como uma necessidade social. O artigo apresenta diferentes aspectos coeducativos que podem ser abordados nas escolas de forma transversal para trabalhar como erradicar essas desigualdades e quebrar estereótipos que constroem o gênero de forma injusta. Aborda-se o tratamento dos espaços escolares, o currículo oculto dos profissionais da educação, o uso de linguagem preconceituosa de gênero e o uso e análise necessária de materiais escolares. Justifica-se que por meio da Coeducação se articulam as aprendizagens que promovem aspectos como autonomia, cuidado, corresponsabilidade, independência, empoderamento pessoal, capacidade de liderança, comprometimento e participação social. Também o reconhecimento da própria identidade afetivo-sexual, a capacidade de estabelecer relações de bom trato e a desmistificação do papel da maternidade.
Palavras-chave: Direitos humanos, feminismo, literatura infantil, igualdade, gênero.