MANEJO DE EMOCIONES, AUTOCONOCIMIENTO Y AUTOCUIDADO EN UN GRUPO DE TERCER GRADO DE PRIMARIA
Resumo
A pandemia de COVID-19, decretada no início de 2020, implicou o confinamento generalizado como medida necessária para prevenir a propagação de infeções, pelo que o sistema educativo suspendeu as atividades presenciais a realizar à distância, e toda esta situação pandémica condições geradas na saúde física e emocional das pessoas, particularmente nas crianças em idade escolar. O objetivo deste trabalho foi que as crianças do 3.º ano do ensino básico, aquando do regresso às aulas presenciais, desenvolvessem competências socioemocionais, como necessidade premente detetada nas mesmas. Esta intervenção psicológica, baseada na perspetiva sociocultural da psicologia, envolveu o desenvolvimento e aplicação de um workshop vivencial de autoconsciência, expressão e gestão das emoções, autocuidado e integração grupal. Os resultados mostraram avanços significativos na maioria das crianças, apesar das limitações do tempo de aplicação e dos protocolos de saúde estabelecidos na escola. Conclui-se que a atenção ao desenvolvimento da esfera socioemocional do escolar deve estar imersa em todas as atividades escolares da criança e ao longo de toda a vida escolar da criança, não como uma intervenção isolada em um momento específico.
Palavras-chave: emoções, autocuidado, autoconhecimento, desenvolvimento infantil, educação básica