MANEJO DE EMOCIONES, AUTOCONOCIMIENTO Y AUTOCUIDADO EN UN GRUPO DE TERCER GRADO DE PRIMARIA

Autores

  • Adrián Cuevas Jiménez UNAM
  • María Antonieta Covarrubias Terán UNAM
  • Alejandra Escamilla Hernández UNAM
  • Vania Morales Esteban UNAM
  • Fernanda Monsserrart Monroy Gómez UNAM

Resumo

A pandemia de COVID-19, decretada no início de 2020, implicou o confinamento generalizado como medida necessária para prevenir a propagação de infeções, pelo que o sistema educativo suspendeu as atividades presenciais a realizar à distância, e toda esta situação pandémica condições geradas na saúde física e emocional das pessoas, particularmente nas crianças em idade escolar. O objetivo deste trabalho foi que as crianças do 3.º ano do ensino básico, aquando do regresso às aulas presenciais, desenvolvessem competências socioemocionais, como necessidade premente detetada nas mesmas. Esta intervenção psicológica, baseada na perspetiva sociocultural da psicologia, envolveu o desenvolvimento e aplicação de um workshop vivencial de autoconsciência, expressão e gestão das emoções, autocuidado e integração grupal. Os resultados mostraram avanços significativos na maioria das crianças, apesar das limitações do tempo de aplicação e dos protocolos de saúde estabelecidos na escola. Conclui-se que a atenção ao desenvolvimento da esfera socioemocional do escolar deve estar imersa em todas as atividades escolares da criança e ao longo de toda a vida escolar da criança, não como uma intervenção isolada em um momento específico.


Palavras-chave: emoções, autocuidado, autoconhecimento, desenvolvimento infantil, educação básica

Biografia do Autor

Adrián Cuevas Jiménez, UNAM

Licenciatura en Psicología por la UNAM, Doctorado y Maestría en Ciencias Psicológicas por la Universidad de la Habana Cuba, Profesor Titular en psicología en la UNAM Campus Iztacala, líneas de investigación sobre formación en educación superior, rendimiento académico, desarrollo escolar. ORCID:  0000-0001-6155-3547.

María Antonieta Covarrubias Terán, UNAM

Licenciatura y Maestría en Psicología por la UNAM, Doctorado en Antropología por la Escuela Nacional de Antropología e Historia, Profesora Titular en Psicología UNAM Campus Iztacala, líneas de investigación sobre formación en educación superior, parentalidad, desarrollo escolar, afectividad, ORCID: 0000-0002-8151-5510.

Alejandra Escamilla Hernández, UNAM

Psicóloga en formación, Facultad de Estudios Superiores Iztacala UNAM.

Vania Morales Esteban, UNAM

Psicóloga en formación, Facultad de Estudios Superiores Iztacala UNAM.

Fernanda Monsserrart Monroy Gómez, UNAM

Psicóloga en formación, Facultad de Estudios Superiores Iztacala UNAM.

Downloads

Publicado

2023-01-05