Sobrecarga e desmotivação na vida acadêmica:
Sentidos atribuídos à pressão do tempo por discentes do 7º ao 12º período de psicologia em instituição pública
Palavras-chave:
Desmotivação, Discentes, Psicologia, Fenomenologia, EstresseResumo
A formação em Psicologia perpassa por vários modos na vivência do processo ensino-aprendizagem. Uma das formas de estresse vivenciadas na faculdade é a pressão de tempo, tema comum no cotidiano dos discentes, porém com discussões sobre o assunto limitadas. O objetivo desta pesquisa foi compreender o sentido atribuído à pressão do tempo na vida acadêmica de discentes do 7º aos 12º períodos de um Curso de Psicologia de instituição pública à luz da fenomenologia de Heidegger. É uma pesquisa sob o viés qualitativo, descritiva e exploratória em que foi utilizado o método fenomenológico de pesquisa em Psicologia. Foram considerados participantes 18 alunos regularmente matriculados do oitavo ao décimo segundo período. A pesquisa foi realizada através de uma entrevista áudio gravada que partiu de uma questão norteadora e apresentou desdobramentos. Ao final da pesquisa foi possível elaborar seis categorias; ‘’E em minha caminhada, os desafios :ser-no-mundo sendo acadêmico de Psicologia’’, ‘’A pressão do tempo e suas consequências: sentir e ressentir’’ e ‘’Pressão de tempo’’. Conclui-se que a pressão representa apenas uma parcela da complexidade de elementos que envolvem uma formação, mas que de certa forma representa um impacto considerável no que se refere a qualidade de vida do acadêmico bem como na qualidade de sua formação.