Sobrecarga e desmotivação na vida acadêmica:

Sentidos atribuídos à pressão do tempo por discentes do 7º ao 12º período de psicologia em instituição pública

Autores/as

Palabras clave:

Desmotivação, Discentes, Psicologia, Fenomenologia, Estresse

Resumen

A formação em Psicologia perpassa por vários modos na vivência do processo ensino-aprendizagem. Uma das formas de estresse vivenciadas na faculdade é a pressão de tempo, tema comum no cotidiano dos discentes, porém com discussões sobre o assunto limitadas. O objetivo desta pesquisa foi compreender o sentido atribuído à pressão do tempo na vida acadêmica de discentes do 7º aos 12º períodos de um Curso de Psicologia de instituição pública à luz da fenomenologia de Heidegger. É uma pesquisa sob o viés qualitativo, descritiva e exploratória em que foi utilizado o método fenomenológico de pesquisa em Psicologia. Foram considerados participantes 18 alunos regularmente matriculados do oitavo ao décimo segundo período. A pesquisa foi realizada através de uma entrevista áudio gravada que partiu de uma questão norteadora e apresentou desdobramentos. Ao final da pesquisa foi possível elaborar seis categorias; ‘’E em minha caminhada, os desafios :ser-no-mundo sendo acadêmico de Psicologia’’, ‘’A pressão do tempo e suas consequências: sentir e ressentir’’ e ‘’Pressão de tempo’’. Conclui-se que a pressão representa apenas uma parcela da complexidade de elementos que envolvem uma formação, mas que de certa forma representa um impacto considerável no que se refere a qualidade de vida do acadêmico bem como na qualidade de sua formação.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Fredgaard Victor Cavicchioli Batista, Universidade Federal do Amazonas

Discente do Curso de Psicologia da Universidade Federal do Amazonas. E-mail: fredgaard_cavicchioli@hotmail.com Orcid: https://orcid.org/0000-0003-3471-2607

 

Ewerton Helder Bentes de Castro, Universidade Federal do Amazonas

Doutor em Psicologia pela FFCLRP/USP. Professor Associado da Faculdade de Psicologia/UFAM. Líder do Grupo de pesquisa de Psicologia Fenomenológico-Existencial (CNPq). Coordenador do Laboratório de Psicologia Fenomenológico-Existencial (LABFEN/UFAM). E-mail: ewertonhelder@gmail.com Orcid: https://orcid.org/0000-0003-2227-5278

Publicado

2021-12-31