Sobrecarga e desmotivação na vida acadêmica:

Sentidos atribuídos à pressão do tempo por discentes do 7º ao 12º período de psicologia em instituição pública

Autores

Palavras-chave:

Desmotivação, Discentes, Psicologia, Fenomenologia, Estresse

Resumo

A formação em Psicologia perpassa por vários modos na vivência do processo ensino-aprendizagem. Uma das formas de estresse vivenciadas na faculdade é a pressão de tempo, tema comum no cotidiano dos discentes, porém com discussões sobre o assunto limitadas. O objetivo desta pesquisa foi compreender o sentido atribuído à pressão do tempo na vida acadêmica de discentes do 7º aos 12º períodos de um Curso de Psicologia de instituição pública à luz da fenomenologia de Heidegger. É uma pesquisa sob o viés qualitativo, descritiva e exploratória em que foi utilizado o método fenomenológico de pesquisa em Psicologia. Foram considerados participantes 18 alunos regularmente matriculados do oitavo ao décimo segundo período. A pesquisa foi realizada através de uma entrevista áudio gravada que partiu de uma questão norteadora e apresentou desdobramentos. Ao final da pesquisa foi possível elaborar seis categorias; ‘’E em minha caminhada, os desafios :ser-no-mundo sendo acadêmico de Psicologia’’, ‘’A pressão do tempo e suas consequências: sentir e ressentir’’ e ‘’Pressão de tempo’’. Conclui-se que a pressão representa apenas uma parcela da complexidade de elementos que envolvem uma formação, mas que de certa forma representa um impacto considerável no que se refere a qualidade de vida do acadêmico bem como na qualidade de sua formação.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Fredgaard Victor Cavicchioli Batista, Universidade Federal do Amazonas

Discente do Curso de Psicologia da Universidade Federal do Amazonas. E-mail: fredgaard_cavicchioli@hotmail.com Orcid: https://orcid.org/0000-0003-3471-2607

 

Ewerton Helder Bentes de Castro, Universidade Federal do Amazonas

Doutor em Psicologia pela FFCLRP/USP. Professor Associado da Faculdade de Psicologia/UFAM. Líder do Grupo de pesquisa de Psicologia Fenomenológico-Existencial (CNPq). Coordenador do Laboratório de Psicologia Fenomenológico-Existencial (LABFEN/UFAM). E-mail: ewertonhelder@gmail.com Orcid: https://orcid.org/0000-0003-2227-5278

Downloads

Publicado

2021-12-31