AUTOCUIDADO EMOCIONAL Y FÍSICO EN ESCOLARES: PROPUESTA DE INTERVENCIÓN EDUCATIVA
要旨
Na perspectiva sociocultural, este artigo apresenta uma proposta de intervenção psicológica com escolares para o autocuidado emocional e físico por meio de uma oficina vivencial pós-confinamento por COVID-19. O objetivo é que as crianças reconheçam a importância do autocuidado emocional e físico no seu dia a dia. Para realizar a intervenção, propõe-se a utilização de diferentes estratégias e ferramentas como jogos e um objeto mediador, ambos relacionados com os gostos e interesses do grupo, permitindo a criação de uma ponte entre os diferentes temas e a aprendizagem das crianças . A partir da construção da participação dos bebês, eles puderam reconhecer a importância de suas emoções e das ações que os ajudam a cuidar de sua saúde emocional e física. Portanto, recomenda-se continuar abordando a esfera emocional e física dentro do campo educacional, levando em conta que os conteúdos estão situados às características dos contextos em que as crianças se desenvolvem.
Palavras-chave: autocuidado emocional, autocuidado físico, raiva, frustração, saúde, pós-confinamento, mediador, jogo.