Sala Temática como Produção e Difusão do Conhecimento na 22ª Semana Nacional de Ciência e Tecnologia no IFAM Campus Coari

Autores

  • Giselane dos Santos Campos Doutora em Geografia, Docente efetiva do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Amazonas, Coari, Amazonas, Brasil https://orcid.org/0009-0000-4976-3656
  • Iasmim Maria Dantas da Silva Aluna de Curso Técnico Integrado em Administração do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Amazonas, Coari, Amazonas, Brasil.
  • Isabelle Freires Barbosa Aluna de Curso Técnico Integrado em Administração do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Amazonas, Coari, Amazonas, Brasil.
  • Jhuan Vinicius Santos de Souza Aluno de Curso Técnico Integrado em Administração do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Amazonas, Coari, Amazonas, Brasil.
  • Kemely Vitória de Souza Pereira Aluna de Curso Técnico Integrado em Administração do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Amazonas, Coari, Amazonas, Brasil.
  • Hedvan Fernandes Pinto Mestre em Ciências da Computação, Docente efetivo do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Amazonas, Coari, Amazonas, Brasil.

DOI:

https://doi.org/10.65337/recsa.vol3.19241

Palavras-chave:

Amazonas, ciência, ensino, Rio Negro

Resumo

As salas temáticas na Semana Nacional de Ciência e Tecnologia (SNCT), foi desenvolvida a partir de uma metodologia pedagógica e expositiva, utilizada como forma de mobilizar os alunos na produção do conhecimento. O tema proposto nesse ano de 2025, foi "Planeta Água: cultura oceânica para enfrentar as mudanças climáticas no meu território". Dessa forma, o presente trabalho objetivou analisar a percepção do conhecimento desenvolvido durante a SNCT de duas turmas do Ensino Médio Técnico Integrado (IFAM). Assim, optou-se por uma abordagem qualitativa, com a aplicação de questionário para mensurar como os alunos compreenderam os espaços físicos que produziram e apresentaram para a comunidade visitante, se quantificou as respostas, para evidenciar o percentual de aprovação da metodologia aplicada no desenvolvimento da atividade. Os resultados mostraram que a abordagem foi aprovada pela maioria dos alunos, que concordaram com o tema, com a contribuição para o conhecimento, e, com a metodologia desenvolvida durante a Semana Nacional de Ciência e Tecnologia.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

ALMEIDA, N. F. A possibilidade de um salto qualitativo no ensino-aprendizagem na escola pública, através da prática de salas ambiente. In: Teses (Doutorado). Universidade de São Paulo, 2017.

MARCONI, M. A; LAKATOS, E. V. Metodologia científica. São Paulo: Editora Atlas, 2004.

MARCONI, M. A; LAKATOS, E. M. Técnicas de pesquisa: planejamento e execução de pesquisas, amostragens e técnicas de pesquisas, elaboração e interpretação de dados. 3.ed. São Paulo: Atlas, 1996.

MORAN, J.; BACICH, L. Metodologias ativas para uma educação inovadora: Uma abordagem teórico-prática. Porto Alegre: Penso, 2018.

HARRIS, M. Descobrindo conexões ao longo do rio no Baixo Amazonas, Brasil. Anuário Antropológico [Online], v.42 n.1 | 2017. Disponível: http://journals.openedition.org/aa/1666. Acesso em: 25 outubro de 2025.

OLIVEIRA, João Paulo de; SANTOS, Maria Eduarda. A importância dos rios como espaço de identidade e educação ambiental na Amazônia. Revista Saberes Amazônicos, Belém, v. 5, n. 2, p. 45–58, 2021.

Downloads

Publicado

22-12-2025

Como Citar

CAMPOS, G. dos S. .; SILVA, I. M. D. da; BARBOSA, I. F. .; SOUZA, J. V. S. de; PEREIRA, K. V. de S. .; PINTO, H. F. . Sala Temática como Produção e Difusão do Conhecimento na 22ª Semana Nacional de Ciência e Tecnologia no IFAM Campus Coari. Revista Educação, Ciências e Sociedade na Amazônia, [S. l.], v. 3, p. 35–39, 2025. DOI: 10.65337/recsa.vol3.19241. Disponível em: //periodicos.ufam.edu.br/index.php/recsa/article/view/19241. Acesso em: 7 jan. 2026.

Edição

Seção

Artigos