//periodicos.ufam.edu.br/index.php/recsa/issue/feed Revista Educação, Ciências e Sociedade na Amazônia 2025-12-18T20:16:25+00:00 Klenicy Yamaguchi klenicy@ufam.edu.br Open Journal Systems <p>A Revista de Educação, Ciências e Sociedade na Amazônia - RECSA - é uma publicação científica vinculada ao Instituto de Saúde e Biotecnologia da UFAM. De caráter interdisciplinar, a revista tem como foco principal a divulgação de pesquisas e reflexões teóricas que dialoguem com as realidades amazônicas, promovendo a integração entre os saberes da educação, das ciências naturais e humanas, da tecnologia e as dinâmicas sociais e culturais que compõem a região. A revista nasce da necessidade de dar visibilidade às produções científicas que emergem da Amazônia, especialmente aquelas que se debruçam sobre os desafios e potencialidades locais, incentivando o intercâmbio entre pesquisadores, estudantes, profissionais e comunidades da região e de outras partes do Brasil e do mundo. A Revista de Educação, Ciências e Sociedade na Amazônia publicará edições em fluxo contínuo, aceitando contribuições em português, inglês e espanhol, e está aberta à colaboração de autores vinculados a instituições de ensino e pesquisa do Brasil e do exterior.</p> //periodicos.ufam.edu.br/index.php/recsa/article/view/19215 Do Conceito à Experiência: aulas práticas laboratoriais como Instrumento para a Aprendizagem de Biologia no Ensino Médio 2025-12-18T20:00:30+00:00 Nelcilane Nogueira da Silva nelcilanenogueira14@gmail.com Edimilson José da Silva Neto edimilson.silva@ufam.edu.br Marcio Quara de Carvalho Santos marcio.quara@ifam.edu.br <p>A educação tradicional, presente por longo período no ensino brasileiro, mostrou-se limitada no desenvolvimento efetivo dos alunos. Nesse contexto, a utilização de diferentes metodologias de ensino no ambiente escolar vem apresentando resultados positivos. Entre essas estratégias, destacam-se as aulas práticas laboratoriais, que possibilitam aos estudantes a compreensão de forma concreta dos conteúdos teóricos. Este trabalho teve como objetivo analisar como as aulas experimentais podem contribuir para a aprendizagem efetiva dos alunos do ensino médio. A pesquisa, de caráter quali-quantitativo, foi realizada com duas turmas do primeiro ano do ensino médio, nas quais se aplicaram aulas práticas, seguidas de um questionário avaliativo. Os resultados indicaram dificuldades no manuseio dos equipamentos laboratoriais, mas também demonstraram grande interesse e envolvimento dos estudantes nas atividades. Conclui-se que a realização de práticas experimentais favorece o aprendizado do aluno, estimula sua curiosidade científica e torna o processo de ensino mais dinâmico e significativo</p> 2025-12-18T00:00:00+00:00 Copyright (c) 2025 Revista Educação, Ciências e Sociedade na Amazônia