Submissões

O cadastro no sistema e posterior acesso, por meio de login e senha, são obrigatórios para a submissão de trabalhos, bem como para acompanhar o processo editorial em curso. Acesso em uma conta existente ou Registrar uma nova conta.

Condições para submissão

Como parte do processo de submissão, os autores são obrigados a verificar a conformidade da submissão em relação a todos os itens listados a seguir. As submissões que não estiverem de acordo com as normas serão devolvidas aos autores.
  • A contribuição é original e inédita, e não está sendo avaliada para publicação por outra revista; caso contrário, deve-se justificar em "Comentários ao editor".
  • O arquivo da submissão está em formato Microsoft Word, OpenOffice ou RTF.
  • Onde disponível, os URLs para as referências foram fornecidos.
  • O texto está em espaço simples; usa uma fonte de 12-pontos; emprega itálico em vez de sublinhado (exceto em endereços URL); as figuras e tabelas estão inseridas no texto, não no final do documento na forma de anexos.
  • O texto segue os padrões de estilo e requisitos bibliográficos descritos em Diretrizes para Autores, na página Sobre a Revista.

Diretrizes para Autores

A Revista de Educação, Ciências e Sociedade na Amazônia (RECSA) publica trabalhos relacionados à Educação em Ciências e suas interfaces.São aceitos artigos que dialoguem com áreas afins, como Epistemologia, História e Filosofia da Ciência, Linguística, Psicologia e Sociologia da Educação, desde que as contribuições para a Educação em Ciências estejam claramente explicitadas. Trabalhos que não se enquadrarem neste escopo não serão encaminhados para avaliação.

A revista adota a política de acesso aberto, não cobra taxas de submissão nem de publicação, e tem como público-alvo pesquisadores, professores, estudantes de pós-graduação e de licenciatura envolvidos na área de Educação em Ciências e Matemática.

 

SEÇÕES DA REVISTA

A RECSA aceita as seguintes modalidades de trabalhos:

  • Artigos originais: estudos empíricos ou teóricos que tragam contribuições consistentes para o campo da Educação em Ciências. A extensão dessa modalidade é de 10 a 15 páginas.
  • Relatos de experiência: estudos ou ações voltadas à comunidade em geral ou a segmentos específicos, envolvendo construção compartilhada de conhecimento desenvolvidas em ambientes formais ou não formais, presenciais ou virtuais e que apresente discussão e resultados da experiência vivenciada. A extensão dessa modalidade é de 7 a 12 páginas.
  • Ensaios teóricos: reflexões fundamentadas que abordem questões relevantes. A extensão dessa modalidade é de 5 a 12 páginas.
  • Anais de eventos científicos: parte de um sistema de publicação com autoria declarada e inédita, que apresenta um conjunto de trabalhos apresentados em eventos científicos promovidos por Instituições de Ensino Superior ou de pesquisa, podendo ser resumo simples, resumo expandido ou trabalho completo. 

 

SÃO ÁREAS TEMÁTICAS DA RECSA:

  1. Educação Sociombiental;
  2. Desenvolvimento e avaliação de Produtos Educacionais;
  3. Epistemologia e História da Ciência;
  4. Processos de Ensino-Aprendizagem em Ciências e Matemática nos espaços formais e não-formais;
  5. Educação Inclusiva e decolonialidade;
  6. Tecnologias Digitais no Ensino;
  7. Divulgação Científica, Cultura e Cidadania;
  8. Currículo e Formação de Professores;
  9. Saúde e Educação em Ciências: Interfaces e Práticas Formativas.

 

TEMPLATE E FORMATAÇÃO DO MANUSCRITO

A estrutura a do manuscrito inclui: página inicial com título, resumo gráfico, dado dos autores, modalidade do trabalho e área temática. A segunda página deverá ter título, resumo (português e inglês), palavras-chave (de 3 a 5). Na sequência sugere-se os itens: introdução, metodologia, resultados e discussão, considerações finais e referências. Os autores podem, contudo, adaptar a nomenclatura das seções de acordo com a abordagem de sua pesquisa.

As referências devem seguir a norma ABNT NBR 6023/2018 e ser apresentadas em ordem alfabética. Todos os autores citados no texto devem constar na lista final de referências.

O artigo deve ser submetido exclusivamente no formato do template do periódico, disponível no link: Template RECSA

 

PROCESSO DE AVALIÇÃO DA RECSA

Todos os manuscritos submetidos passarão pelo filtro editorial de entrada e serão distribuidos e avaliados às cegas por, no mínimo, dois pareceristas, que terão suas identidades no anonimatoseguindo o sistema de avaliação duplo-cega (Double-Blind Peer Review). A avaliação efetuada terá como base um roteiro analítico e/ou sistema de comentários no texto.

O tempo médio para todo o processo de avalição é de doze semanas.

 

A partir da avalição dos pareceristas e dos editores a RECSA poderá:

Aceitar o manuscrito submetido;

Pedir Correções Obrigatórias: o trabalho está aceito, mas necessita de ajustes e correções, que serão enviadas para o autor e retornadas para o parecerista e editores para conferência. Será dado o prazo de até 15 dias para as correções e comentários sugeridos pelos revisores e/ou editores, especificando detalhadamente como cada sugestão foi ou não implementada. As modificações devem se restringir àquelas feitas pelos revisores e/ou editores.

Submeter novamente para avaliação: o trabalho passará por um novo processo de submissão e avaliação na RECSA.

Rejeitar: o trabalho não será publicado na RECSA;

Submeter a outra revista: quando a equipe editorial acreditar que o referido manuscrito não comtempla o escopo da revista.

Em caso de discordância de alguma revisão, o Autor deve justificar seus argumentos em um novo documento de texto enviado via sistema da RECSA. A partir disso, será dado um novo parecer sobre o manuscrito, podendo ser aceito ou rejeitado.

Em situações que o autor extrapole o prazo máximo para reformulação, o artigo será automaticamente rejeitado. Os editores se reservam o direito de não publicar o trabalho se as reformulações não atenderem às exigências, sem justificativas convincentes.

A revisão final do artigo é de responsabilidade dos autores.

Será enviada uma cópia da versão final para que os autores confiram o formato final, dentro de até uma semana de prazo de resposta.

 

POLÍTICA DE COMBATE AO PLÁGIO

os artigos enviados são préviamente analisados pela equipe editora, que identificará a existência de plágios. Quando detectado acima de 5%, o artigo será reprovado e não será aceito para nova avaliação.

O software utilizado para a checagem de plágio é o CopySpider (http://www.copyspider.com.br): um detector de plágio livre, com manuseio simples e de bom desempenho para testes de documentos em relação à existência de cópias indevidas de outros documentos disponíveis na internet.

Para a promoção da integridade nas publicações, a revista RECSA adota as diretrizes de boas práticas em publicações periódicas do CSE’s White Paper (ABEC, 2017) e adota as práticas gerais “The Core Practices” (COPE, 2017).

 

POLÍTICA DE PRIVACIDADE

Os nomes e endereços informados nesta revista serão usados exclusivamente para os serviços prestados por esta publicação, não sendo disponibilizados para outras finalidades ou a terceiros.Todos os trabalhos submetidos para publicação serão analisados pelo editor adjunto da área temática que decidirá sobre sua adequação para encaminhamento aos revisores.

Os trabalhos serão avaliados apenas se cumprirem integralmente o checklist inicial e estiverem dentro do foco temático da revista e das normas de publicação que serão constantemente revisadas pela Comissão Editorial.

À critério do Conselho Editorial poderão ser publicados trabalhos relacionados à eventos científicos, sendo a avaliação realizada pelos membros do comitê científico do evento e não tendo a RECSA responsabilidade por essa avaliação.

Autores que publicam na RECSA mantêm os direitos autorais e concedem à Revista o direito de primeira publicação, sob a Licença Creative Commons Attribution (https://creativecommons.org/licenses/by/4.0/).

O título abreviado da Revista é Rev. Educ. Cienc. Soc. Amaz. e deve ser utilizado em bibliografias, referências, notas de rodapé e legendas bibliográficas.

Artigos

Política padrão de seção

Política de Privacidade

Os nomes e endereços informados nesta revista serão usados exclusivamente para os serviços prestados por esta publicação, não sendo disponibilizados para outras finalidades ou a terceiros.