Do Conceito à Experiência: aulas práticas laboratoriais como Instrumento para a Aprendizagem de Biologia no Ensino Médio

Autores

  • Nelcilane Nogueira da Silva Bolsista no Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID/UFAM); Acadêmica de Licenciatura em Ciências: Biologia e Química no Instituto de Saúde e Biotecnologia da Universidade Federal do Amazonas – UFAM/ISB, Coari, Amazonas, Brasil
  • Edimilson José da Silva Neto Bolsista no Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID/UFAM); Acadêmico de Licenciatura em Ciências: Biologia e Química no Instituto de Saúde e Biotecnologia da Universidade Federal do Amazonas – UFAM/ISB, Coari, Amazonas, Brasil.
  • Marcio Quara de Carvalho Santos Professor Supervisor no Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID/UFAM); Docente efetivo no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Amazonas – IFAM, Coari, Amazonas, Brasil.

DOI:

https://doi.org/10.65337/recsa.vol3.19215

Palavras-chave:

Educação básica, ensino de Biologia, experimentação, laboratório de Biologia

Resumo

A educação tradicional, presente por longo período no ensino brasileiro, mostrou-se limitada no desenvolvimento efetivo dos alunos. Nesse contexto, a utilização de diferentes metodologias de ensino no ambiente escolar vem apresentando resultados positivos. Entre essas estratégias, destacam-se as aulas práticas laboratoriais, que possibilitam aos estudantes a compreensão de forma concreta dos conteúdos teóricos. Este trabalho teve como objetivo analisar como as aulas experimentais podem contribuir para a aprendizagem efetiva dos alunos do ensino médio. A pesquisa, de caráter quali-quantitativo, foi realizada com duas turmas do primeiro ano do ensino médio, nas quais se aplicaram aulas práticas, seguidas de um questionário avaliativo. Os resultados indicaram dificuldades no manuseio dos equipamentos laboratoriais, mas também demonstraram grande interesse e envolvimento dos estudantes nas atividades. Conclui-se que a realização de práticas experimentais favorece o aprendizado do aluno, estimula sua curiosidade científica e torna o processo de ensino mais dinâmico e significativo

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Publicado

18-12-2025

Como Citar

SILVA, N. N. da .; SILVA NETO, E. J. da . .; SANTOS, M. Q. de C. . Do Conceito à Experiência: aulas práticas laboratoriais como Instrumento para a Aprendizagem de Biologia no Ensino Médio. Revista Educação, Ciências e Sociedade na Amazônia, [S. l.], v. 3, p. 03–09, 2025. DOI: 10.65337/recsa.vol3.19215. Disponível em: //periodicos.ufam.edu.br/index.php/recsa/article/view/19215. Acesso em: 19 dez. 2025.

Edição

Seção

Artigos