DESIGUALDADE SOCIAL E INFORMÁTICA EDUCATIVA, DESAFIOS E OPORTUNIDADES NO CONTEXTO DO MUNICÍPIO DE SANTARÉM – PA.

Autores

  • Jonathas Ribeiro Gama Universidade Federal do Oeste do Pará - UFOPA
  • Tania Suely Azevedo Brasileiro Universidade Federal do Oeste do Pará - UFOPA

Resumo

O presente trabalho visa iniciar uma discussão sobre a questão da pobreza, desigualdade social e educação, com base no fato de terem chegado nos últimos anos, no sistema público de ensino, milhões de alunos empobrecidos, beneficiários do Programa Bolsa Família. Analisando a maneira como estes discentes são recebidos e tratados no ambiente escolar, os desafios enfrentados por eles, mas também por seus professores, especialmente no que tange a formação de novos currículos capazes de auxiliar na formação dessas crianças e adolescentes, no âmbito de uma apropriação cidadã das TICs na educação, como forma de instrumentalizar esses coletivos expropriados, no sentido de ter vez e voz em uma esfera pública cada vez mais interconectada.

 

Palavras-chave: Desigualdade social. Pobreza. Currículo. Informática Educativa. Cultura Digital.

Biografia do Autor

Jonathas Ribeiro Gama , Universidade Federal do Oeste do Pará - UFOPA

Acadêmico do curso de Licenciatura em Informática Educacional pela Universidade Federal do Oeste do Pará - UFOPA; Tecnólogo em Redes de Computadores pelo Instituto Esperança de Ensino Superior – IESPES

Tania Suely Azevedo Brasileiro, Universidade Federal do Oeste do Pará - UFOPA

Professora titular do Instituto de Ciências da Educação da Universidade Federal do Oeste do Pará (ICED/UFOPA). Pós doutora em Psicologia (IP/USP) e Doutora em Educação (URV-ES/FE/USP). Docente permanente dos Programas de pós-graduação em Educação (PPGE) e Doutorado em Rede EDUCANORTE.

Downloads

Publicado

2020-05-29

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)

1 2 > >>