ASPECTOS CONSTITUTIVOS DAS UNIVERSIDADES BRASILEIRAS E SUA RELAÇÃO COM O DESENVOLVIMENTO

Autores

  • Valeska Cristina Barbosa
  • Robert Anderson Cardoso da Costa
  • Carlos Alberto Cioce Sampaio

Resumo

Apresenta-se uma reflexão sobre o processo de construção do ensino superior no Brasil à luz dos paradigmas conceituais do desenvolvimento, diretamente ligado ao modelo de colonização e regionalização. Demonstrando as contradições da universidade, que emerge no país como uma peça importante para subsidiar às demandas estatais e sociais, que em certa medida fortalece e em outras promove criticidade aos modelos de desenvolvimento desigual. Apresenta-se, uma revisão bibliográfica e documental, caracterizando-se algumas influências históricas, os principais acontecimentos normativos, as características e mudanças relacionadas ao ensino superior, pautando esses aspectos no modelo de desenvolvimento brasileiro vigente, bem como sua influência na universidade. O objetivo é apresentar uma fundamentação teórica contextualizada com a temática do desenvolvimento e universidade, o que permite uma reflexão dos determinantes que influenciaram as práticas atuais da universidade, por meio de uma análise histórico-política com ênfase nas dimensões econômica, política e social. Portanto, buscou problematizar as primeiras mudanças efetivas na educação superior fortemente influenciadas pela mudança do padrão econômico, e o surgimento da extensão universitária no Brasil, utilizada como instrumento político desenvolvimentista. Realizando assim, uma reflexão do modelo de desenvolvimento brasileiro e sua repercussão na educação superior.

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Biografia do Autor

Valeska Cristina Barbosa

Doutorado na Fundação Universidade Regional de Blumenau (FURB). Economista na Universidade Federal do Amazonas (UFAM).

Robert Anderson Cardoso da Costa

Especialização em Direito Administrativo pelo Instituto Prominas na Universidade Cândido Mendes. Coordenador Administrativo do Instituto de Educação Agricultura e Ambiente, cargo de Assistente em Administração da Universidade Federal do Amazonas (UFAM).

Carlos Alberto Cioce Sampaio

Doutorado em Sócio-Economie du développement. Ecole des Hautes Études en Sciences Sociales (EHESS), França. Doutorado em Engenharia de Produção na Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). Professor na Fundação Universidade Regional de Blumenau (FURB).

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Publicado

2023-07-31