GOVERNANÇA MULTINÍVEL NA IMPLEMENTAÇÃO DA AGENDA 2030: uma análise do Programa de Educação Superior para o Desenvolvimento Regional (PROESDE Desenvolvimento)
Resumo
Apresenta-se uma reflexão sobre o processo de educação tutorial desenvolvido pelo Programa de Educação
Superior para o Desenvolvimento Sustentável – PROESDE Desenvolvimento / FURB e a análise de contribuições
deste na estruturação do sistema de governança multinível para os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável –
ODS. As concepções teóricas introdutórias para compreender a análise do PROESDE aborda os seguintes recortes
que serão aprofundados ao longo do artigo: 1) Os Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS) ou Agenda
2030, abrangem as dimensões econômica, social e ambiental, que estabelecem na sua gestão uma relação com os
conceitos de desenvolvimento e governança; 2) A governança multinível emerge, nesta dinâmica, como um
processo de institucionalização do desenvolvimento regional e da Agenda 2030, sendo uma importante estratégia
de política pública para alcançar o desenvolvimento das governanças locais; 3) A Universidade brasileira,
enquanto espaço para ações multidisciplinares e interdisciplinares, cria mecanismos institucionais que auxiliem na
solução de problemas locais. No processo de educação tutorial desenvolvido no PROESDE, pelo PPGDR/FURB,
apresentou contribuições inovadoras à estruturação do sistema de governança multinível para os ODS. Como
resultado, destacam-se ações e projetos de intervenção social que, ao longo de dez anos, nesta experiência pioneira,
incorporaram as Agendas Globais de Desenvolvimento (ODM e ODS) em suas práticas. Formou “agentes de
desenvolvimento” capazes de intervir na realidade socioeconômica regional e local, transformando-a por meio do
alcance das metas e indicadores dos ODS.
Palavras-chave: Universidade; Desenvolvimento Regional, Objetivos de Desenvolvimento Sustentável;
PROESDE; Agenda 2030; Governança multinível.
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