ASPECTOS CONSTITUTIVOS DAS UNIVERSIDADES BRASILEIRAS E SUA RELAÇÃO COM O DESENVOLVIMENTO
Resumo
Apresenta-se uma reflexão sobre o processo de construção do ensino superior no Brasil à luz dos paradigmas conceituais do desenvolvimento, diretamente ligado ao modelo de colonização e regionalização. Demonstrando as contradições da universidade, que emerge no país como uma peça importante para subsidiar às demandas estatais e sociais, que em certa medida fortalece e em outras promove criticidade aos modelos de desenvolvimento desigual. Apresenta-se, uma revisão bibliográfica e documental, caracterizando-se algumas influências históricas, os principais acontecimentos normativos, as características e mudanças relacionadas ao ensino superior, pautando esses aspectos no modelo de desenvolvimento brasileiro vigente, bem como sua influência na universidade. O objetivo é apresentar uma fundamentação teórica contextualizada com a temática do desenvolvimento e universidade, o que permite uma reflexão dos determinantes que influenciaram as práticas atuais da universidade, por meio de uma análise histórico-política com ênfase nas dimensões econômica, política e social. Portanto, buscou problematizar as primeiras mudanças efetivas na educação superior fortemente influenciadas pela mudança do padrão econômico, e o surgimento da extensão universitária no Brasil, utilizada como instrumento político desenvolvimentista. Realizando assim, uma reflexão do modelo de desenvolvimento brasileiro e sua repercussão na educação superior.
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