ASPECTOS CONSTITUTIVOS DAS UNIVERSIDADES BRASILEIRAS E SUA RELAÇÃO COM O DESENVOLVIMENTO

Authors

  • Valeska Cristina Barbosa
  • Robert Anderson Cardoso da Costa
  • Carlos Alberto Cioce Sampaio

Abstract

Apresenta-se uma reflexão sobre o processo de construção do ensino superior no Brasil à luz dos paradigmas conceituais do desenvolvimento, diretamente ligado ao modelo de colonização e regionalização. Demonstrando as contradições da universidade, que emerge no país como uma peça importante para subsidiar às demandas estatais e sociais, que em certa medida fortalece e em outras promove criticidade aos modelos de desenvolvimento desigual. Apresenta-se, uma revisão bibliográfica e documental, caracterizando-se algumas influências históricas, os principais acontecimentos normativos, as características e mudanças relacionadas ao ensino superior, pautando esses aspectos no modelo de desenvolvimento brasileiro vigente, bem como sua influência na universidade. O objetivo é apresentar uma fundamentação teórica contextualizada com a temática do desenvolvimento e universidade, o que permite uma reflexão dos determinantes que influenciaram as práticas atuais da universidade, por meio de uma análise histórico-política com ênfase nas dimensões econômica, política e social. Portanto, buscou problematizar as primeiras mudanças efetivas na educação superior fortemente influenciadas pela mudança do padrão econômico, e o surgimento da extensão universitária no Brasil, utilizada como instrumento político desenvolvimentista. Realizando assim, uma reflexão do modelo de desenvolvimento brasileiro e sua repercussão na educação superior.

Downloads

Download data is not yet available.

Author Biographies

Valeska Cristina Barbosa

Doutorado na Fundação Universidade Regional de Blumenau (FURB). Economista na Universidade Federal do Amazonas (UFAM).

Robert Anderson Cardoso da Costa

Especialização em Direito Administrativo pelo Instituto Prominas na Universidade Cândido Mendes. Coordenador Administrativo do Instituto de Educação Agricultura e Ambiente, cargo de Assistente em Administração da Universidade Federal do Amazonas (UFAM).

Carlos Alberto Cioce Sampaio

Doutorado em Sócio-Economie du développement. Ecole des Hautes Études en Sciences Sociales (EHESS), França. Doutorado em Engenharia de Produção na Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). Professor na Fundação Universidade Regional de Blumenau (FURB).

References

BIANCHETTI, Lucídio; SGUISSARDI, Valdemar. Da universidade à commoditycidade. Campinas: Mercado da Letras, 2017.

BRAGA, Paulo Romeu. Os interesses econômicos dos Estados Unidos e a segurança interna no Brasil entre 1946 e 1964: uma análise sobre os limites entre diplomacia coercitiva e operações encobertas. Revista Brasileira de Política Internacional, v. 45, n. 2, p. 46-65, 2002.

BRASIL. Lei nº 5.540, de 28 de novembro de 1968. Fixa normas de organização e funcionamento do ensino superior e sua articulação com a escola média, e dá outras providências. Diário Oficial da União, Seção 1 - 29/11/1968, p. 10369. Disponível em: https://www2.camara.leg.br/legin/fed/lei/1960-1969/lei-5540-28-novembro-1968-359201-publicacaooriginal-1-pl.html. Acesso em: 29 mar. 2020.

BRASIL. Constituição [da] República Federativa do Brasil. Brasília: Senado Federal, 1988.

CARDOSO, Miriam Limoeiro. Ideologia do desenvolvimento, Brasil: JK-JQ. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1977.

CHAUÍ, Marilena. Escritos sobre a universidade. São Paulo: UNESP, 2001.

COGGIOLA, Osvaldo. O poder e a glória. Crescimento e crise no capitalismo pós-guerra (1945-2000). Porto Alegre: Pradense, 2010.

COSTA, Everton de Brito Oliveira; RAUBER, Pedro. História da educação: surgimento e tendências atuais da universidade no Brasil. Revista Jurídica UNIGRAN, v. 11, n. 21, p. 241-253, 2009.

CUNHA, Luiz Antônio Constant Rodrigues. A universidade reformada: o golpe de 1964 e a modernização do ensino superior. Rio de Janeiro: Francisco Alves, 1988.

CUNHA, Luiz Antônio Constant Rodrigues. A universidade temporã: o ensino superior da colônia à era Vargas. São Paulo: UNESP, 2007.

DUSSEL, Enrique. 1492: o encobrimento do outro – A origem do “mito da modernidade”. Petrópolis: Vozes, 1993.

FÁVERO, Maria de Lourdes Albuquerque; LIMA, Helena Ibiapina. A Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ): origens, construção e desenvolvimento. In: MOROSINI, Marilia Costa (Org). A Universidade no Brasil: concepções e modelos. Brasília: INEP, 2006.

FÁVERO, Maria de Lourdes Albuquerque; SEGENREICH, SCD. Universidades e centros universitários pós LDB/96: tendências e questões. Educação superior no Brasil, v. 10, 2008.

FERNANDES, Florestan. Universidade Brasileira: reforma ou revolução. São Paulo: Alfa-Omega, 1975. 272 p.

FURTADO, Celso. Formação econômica do Brasil. Editora Nacional, 1979.

FURTADO, Celso. Metamorfoses do capitalismo. 2002. Disponível em: http://www.redcelsofurtado.edu.mx/archivosPDF/furtado1.pdf. Acesso em: 7 nov. 2019.

GALEANO, Eduardo. As Vveias abertas da América Latina. Tradução de Galeno de Freitas. Rio de Janeiro: Editora Paz e Terra, 1987.

GURGEL, Roberto Mauro. Extensão universitária: comunicação ou domesticação? São Paulo: Cortez, 1986.

INSTITUTO BRASILEIRO DE GEOGRAFIA E ESTATÍSTICA (IBGE). Indicadores IBGE. Censo Demográfico: https://agenciadenoticias.ibge.gov.br/agencia-noticias/2012-agencia-de-noticias/noticias/37237-de-2010-a-2022-populacao-brasileira-cresce-6-5-e-chega-a-203-1-milhoes. Acesso em: 27 jul. 2023.

MARINI, Rui Mauro. Dialética da dependência. Germinal: Marxismo e Educação em Debate, v. 9, n. 3, p. 325-356, 2017.

MARX, Karl; ENGELS, Friedrich. A ideologia alemã: teses sobre Feuerbach. São Paulo: Editora Moraes, 1984.

MENEGHEL, Stela, M. et al. Produção de conhecimento no contexto brasileiro: perspectivas de instituições emergentes. Atos de pesquisa em educação, v. 2, n. 3, p. 444-460, 2007.

MENEGHEL, Stela Maria; ROBL, Fabiane; WASSEM, Joyce. Desafios da produção de conhecimento em educação: perspectivas institucionais e de programas de pós-graduação. 2007a. Disponível em: http://www.anped11.uerj.br/30/GT11-3572--Int.pdf. Acesso em: 7 jul. 2020.

NOGUEIRA, Maria das Dores Pimentel. Políticas de Extensão Universitária Brasileira. Belo Horizonte: Editora UFMG, 2005.

PAULA, Maria de Fátima Costa de. USP e UFRJ: a influência das concepções alemã e francesa em suas fundações. Tempo social, v. 14, n. 2, p. 147-161, 2002. Disponível em: http://scielo.br/pdf/ts/v14n2/v14n2a08.pdf. Acesso em: 23 jul. 2019.

PRADO JR., Caio. História econômica do Brasil. Brasiliense, 2017.

RAMOS, Alberto Guerreiro. A redução sociológica. Rio de Janeiro: Ed. UFRJ, 1996

ROSSATO, Ricardo. Universidade em reforma. Revista Espaço Pedagógico, v. 11, n. 1, p. 20-34, 2004. Disponível em: file:///C:/Users/Valesca/Downloads/8228-Texto%20do%20artigo-15291588-1-10-20180605.pdf. Acesso em: 7 jul. 2019.

ROSSATO, Ricardo. Universidade brasileira: novos paradigmas institucionais emergentes. Qualidade da educação superior: a universidade como lugar de formação. EDIPUCRS, Porto Alegre, v. 2, p. 15-34, p. 20-34, 2011. Disponível em: https://editora.pucrs.br/Ebooks/digitalizacao/978-85-397-0178-0.pdf#page=16. Acesso em: 28 jul. 2020.

SANTOS, Elinaldo Leal et al. Desenvolvimento: um conceito em construção. DRd-Desenvolvimento Regional em Debate, v. 2, n. 1, p. 44-61, 2012.

SGUISSARDI, Valdemar. O Banco Mundial e a educação superior: revisando teses e posições. Universidade e Sociedade, Brasília, n. 22, p. 66-75, 2000. Disponível em: http://23reuniao.anped.org.br/textos/1111t.PDF. Acesso em: 20 jul. 2020.

SGUISSARDI, Valdemar. Universidade no Brasil: dos modelos clássicos aos modelos de ocasião. A universidade no Brasil: concepções e modelos, p. 275-290, 2011. Disponível em: http://flacso.redelivre.org.br/files/2012/07/341.pdf#page=277. Acesso em: 7 jul. 2019.

THEIS, Ivo Marcos. A sociedade do conhecimento realmente existente na perspectiva do desenvolvimento desigual. Urbe - Revista Brasileira de Gestão Urbana, v. 5, n. 1, p. 133-148, 2013. Disponível em: http://www.scielo.br/scielo.php?pid=S2175-33692013000100010&script=sci_arttext. Acesso em: 7 jul. 2020.

THEIS, Ivo Marcos; BUTZKE, Luciana. ST 3 Desenvolvimento regional no Brasil: inserção subordinada na economia mundial e fragmentação do território. Anais... ENANPUR, v. 17, n. 1, 2017. Disponível em: http://www.anais.anpur.org.br/index.php/anaisenanpur/article/view/2240/2219

TRINDADE, Hélgio. Saber e poder: os dilemas da universidade brasileira. Estudos Avançados, v. 14, n. 40, p. 122-133, 2000. Disponível em: https://www.scielo.br/scielo.php?pid=S0103-40142000000300013&script=sci_arttext. Acesso em: 8 nov. 2019.

Published

2023-07-31