A ORIENTAÇÃO DE ESTUDANTES: DESAFIOS E PERSPECTIVAS DA EDUCAÇÃO SUPERIOR NO INTERIOR DO AMAZONAS

著者

  • Zilmar da Cunha Galdino
  • Tânia Suely Azevedo Brasileiro Universidade Federal do Oeste do Pará - UFOPA

要旨

Este trabalho apresenta uma pesquisa sobre as ações de Orientação ofertadas a estudantes na expansão do ensino superior no interior do Amazonas. A discussão se desenvolve mediante a proposição por uma educação inclusiva e de qualidade para todos, a partir da educação básica, em face de pressão social e pelas recentes políticas públicas de expansão universitária que traz intrínseca perene problemática: a necessidade de efetivar ações que assegurem a qualidade, que por sua vez, se reflita em mecanismos que ajudem a diminuir a retenção e a evasão. A partir desse problema se delineou a pesquisa, onde se objetivou conhecer, segundo a percepção de estudantes, em que medida a Instituição lócus do estudo os atende em suas necessidades de Orientação no decorrer da vida acadêmica. Para tanto, o enfoque qualitativo orientou a metodologia viabilizada em um estudo de caso que teve questionários e entrevistas como instrumentos de coleta. Por fim, na conclusão se assinala existir necessidade de ampliar as ações de Orientação, tanto em relação ao serviço prestado por docentes, quanto à gestão institucional. E, a urgência de avanço na discussão de políticas diferenciadas, sob o entendimento de se superar os condicionantes historicamente impostos à região neste nível de ensino.

 

Palavras-chave: Ensino Superior. Orientação de Estudantes. Educação inclusiva. Interior do Amazonas.

##plugins.generic.usageStats.downloads##

##plugins.generic.usageStats.noStats##

##submission.authorBiography##

##submission.authorWithAffiliation##

Professora titular da Universidade Federal do Oeste do Pará (UFOPA), Pós-doutora em Psicologia (IP/USP). Doutora em Educação (URV-ES/FE/USP). Docente e pesquisadora do quadro permanente dos programas de pós-graduação em Educação na Amazônia (PPGE) e do Doutorado em Sociedade, Natureza e Desenvolvimento (PPGSND) e do Doutorado em Rede EDUCANORTE – doutorado em Educação na Amazônia, além de Coordenadora da Licenciatura em Informática Educacional.

##submission.downloads##

出版済

2020-07-30

##plugins.generic.recommendByAuthor.heading##

1 2 > >>