ESTUDOS ACERCA DO EMPODERAMENTO DA MULHER NO CONTEXTO ESCOLAR AMAZÔNICO, A PARTIR DA METODOLOGIA DE PESQUISA PÓS-
要旨
Esse artigo discorre sobre estudos acerca do empoderamento da mulher no contexto escolar amazônico, a partir da Metodologia de pesquisa pós-crítica. Trata-se de um recorte metodológico de uma dissertação desenvolvida no Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Humanidades (PPGECH) no âmbito da Universidade Federal do Amazonas – UFAM, Unidade de Humaitá - IEAA. Apresenta como objetivo geral, refletir sobre a aplicabilidade da metodologia de pesquisa pós-crítica nos estudos de gênero, voltados ao empoderamento da mulher no contexto escolar amazônico e partiu da seguinte indagação: de que modo as abordagens da metodologia de pesquisa pós-crítica em educação podem amparar uma investigação acerca de gênero no contexto educacional? Como objetivos específicos buscou-se discorrer sobre algumas premissas e pressupostos presentes na metodologia de pesquisa pós-crítica, descrever os procedimentos metodológicos adotados na pesquisa e refletir sobre a contribuição do campo pós-críticos nos estudos de gênero voltados ao empoderamento da mulher. O amparo teórico-metodológico teve como base os estudos do campo pós-crítico em Educação, a partir de autores que transitam entre os campos de prefixos “Pós” trazidos por Meyer e Paraíso (2012) e que versam sobre os conceitos de gênero, empoderamento da mulher e educação. A abordagem é de cunho qualitativo e a produção dos dados ocorreu a partir de uma análise bibliográfica e documental. Os resultados encontrados apontam que a metodologia pós-crítica disponibiliza uma variedade de procedimentos e estratégias, amparados pela multiplicidade de enfoques e possibilidades que o campo proporciona e conta com a possibilidade de abordagens menos rígidas, o que possibilita novas aplicações e leituras variadas dos resultados, em uma perspectiva de inclusão das pautas de gênero e de outras minorias.
Palavras-Chave: Gênero. Empoderamento da mulher. Metodologia pós-crítica. Gênero. Educação.