CONSTRUINDO UMA IDENTIDADE ACADÊMICA - REFLEXÃO ACERCA DA MONITORIA NO IEAA/UFAM
Resumo
Este trabalho surgiu da experiência vivida na monitoria da disciplina de Metodologia do Estudo e da Pesquisa no âmbito das licenciaturas em Ciências: Biologia e Química e Matemática e Física ofertadas no Instituto de Educação, Agricultura e Ambiente da Universidade Federal do Amazonas (IEAA/UFAM), Campus Vale do Rio Madeira, em Humaitá, Amazonas, no segundo semestre de 2017. O objetivo desta proposta é relatar a importância da monitoria na construção da identidade acadêmica do monitor acadêmico. A metodologia assumida neste trabalho parte da pesquisa qualitativa em educação, tendo como base os apontamentos de Ludke e André (2013) e Oliveira (2007) que definem a pesquisa qualitativa como interpretativa, pois parte de análises subjetivas e leva em consideração o sujeito pesquisado. Para sustentar as análises postas, buscamos apoio em autores que abordam a construção da identidade acadêmica, bem como processos formativos nos contextos universitários. Como suporte para as análises os seguintes autores: Dias (2007); Freire (2005); Frison e Moraes (2010); Matoso (2014); Natário e Santos (2010); Oliveira (2007) e outros que discutem sobre a monitoria no meio acadêmico e o conceito de experiência (JOSSO, 2004) como campo formativo, bem como a Lei de Diretrizes e Bases da Educação (LDB 9.394/96). A experiência da monitoria contribuiu na construção da identidade acadêmica no âmbito educacional, momento considerado crucial na identificação com a profissão docente do acadêmico em formação por se tratar do primeiro passo rumo à docência.
Palavras-chave: Experiência. Educação. Ensino. Monitoria.