IDEOLOGIAS E CULTURAS ANTAGÔNICAS AFRICANAS: ELEMENTOS DE FORMAÇÃO SOCIOCULTURAL MOÇAMBICANA

Autores

  • Sebastião Irroga Morais Chauma Universidade Pungue em Moçambique
  • António Domingos Braço Uni Licungo/ Universidade Jean Piaget de Moçambique
  • Maria Isabel Alonso Alves Universidade Federal do Amazonas (UFAM)

Resumo

O presente artigo é parte de reflexões acerca das Ideologias e Culturas Antagónicas Africanas, em especial, aquelas pensadas como elementos de formação da sociedade moçambicana. Trata-se de um recorte de um estudo desenvolvido no âmbito de doutoramento em Ciências da Educação na Universidade Jean Piaget de Moçambique (UNIPIAGET),cujo objetivo é pensar formas de reconfiguração social no sentido de reestabelecer alguns aspetos da cultura local/nacional. É uma pesquisa bibliográfica na qual buscou-se elementos teóricos que discorrem sobre o tema apontado. As leituras apontam para uma descontinuidade do processo histórico na construção de saberes locais, caracterizados pelas fissuras culturais, que proporcionam crises de identidade nas comunidades locais.

Palavras-Chave: Ideologias. Culturas Antagônicas Africanas. Moçambique.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Sebastião Irroga Morais Chauma, Universidade Pungue em Moçambique

Licenciado em ensino de História Pela Universidade Pedagógica de Moçambique, Mestrando em Ensino de Ciências e Humanidades, pela Universidade Federal de Amazonas e docente na Universidade Pungue em Moçambique

António Domingos Braço , Uni Licungo/ Universidade Jean Piaget de Moçambique

Professor Doutor em Ciências de Educação, especialidade em Antropologia, docente da Uni Licungo, e docente parcial da Universidade Jean Piaget de Moçambique.

Maria Isabel Alonso Alves , Universidade Federal do Amazonas (UFAM)

Professora Doutora em Educação, Docente da Universidade Federal Amazonas - UFAM, orienta no programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciência e Humanidades – PPGECH/UFAM.  

Downloads

Publicado

2021-01-01