IDEOLOGIAS E CULTURAS ANTAGÔNICAS AFRICANAS: ELEMENTOS DE FORMAÇÃO SOCIOCULTURAL MOÇAMBICANA

Autores

  • Sebastião Irroga Morais Chauma Universidade Pungue em Moçambique
  • António Domingos Braço Uni Licungo/ Universidade Jean Piaget de Moçambique
  • Maria Isabel Alonso Alves Universidade Federal do Amazonas (UFAM)

Resumo

O presente artigo é parte de reflexões acerca das Ideologias e Culturas Antagónicas Africanas, em especial, aquelas pensadas como elementos de formação da sociedade moçambicana. Trata-se de um recorte de um estudo desenvolvido no âmbito de doutoramento em Ciências da Educação na Universidade Jean Piaget de Moçambique (UNIPIAGET),cujo objetivo é pensar formas de reconfiguração social no sentido de reestabelecer alguns aspetos da cultura local/nacional. É uma pesquisa bibliográfica na qual buscou-se elementos teóricos que discorrem sobre o tema apontado. As leituras apontam para uma descontinuidade do processo histórico na construção de saberes locais, caracterizados pelas fissuras culturais, que proporcionam crises de identidade nas comunidades locais.

Palavras-Chave: Ideologias. Culturas Antagônicas Africanas. Moçambique.

Biografia do Autor

Sebastião Irroga Morais Chauma, Universidade Pungue em Moçambique

Licenciado em ensino de História Pela Universidade Pedagógica de Moçambique, Mestrando em Ensino de Ciências e Humanidades, pela Universidade Federal de Amazonas e docente na Universidade Pungue em Moçambique

António Domingos Braço , Uni Licungo/ Universidade Jean Piaget de Moçambique

Professor Doutor em Ciências de Educação, especialidade em Antropologia, docente da Uni Licungo, e docente parcial da Universidade Jean Piaget de Moçambique.

Maria Isabel Alonso Alves , Universidade Federal do Amazonas (UFAM)

Professora Doutora em Educação, Docente da Universidade Federal Amazonas - UFAM, orienta no programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciência e Humanidades – PPGECH/UFAM.  

Downloads

Publicado

2021-01-01