A ficha de avaliação como instrumento estratégico na escolha do livro didático na perspectiva docente
Resumo
Este estudo vincula-se a uma pesquisa de dissertação que se concentra nos desdobramentos e nas percepções resultantes da implementação do Novo Ensino Médio. Ela se desenvolve a partir de uma pesquisa de campo, de natureza qualitativa, que utiliza recursos documentais e um questionário semiestruturado relacionado à avaliação de uma ficha para auxiliar na seleção de livros didáticos. Doze docentes da 15ª DIREC/RN participaram deste estudo. Os resultados destacam a importância fundamental do livro didático nas instituições de ensino público, desempenhando um papel orientador para os educadores e sendo uma fonte acessível de conhecimento para os alunos. Além de facilitarem o planejamento das aulas, os livros didáticos contribuem para a padronização do conteúdo, garantindo equidade no processo de ensino-aprendizagem. O trabalho também ressalta a ficha de orientação como uma ferramenta crucial para auxiliar os educadores na seleção desses materiais, fornecendo critérios específicos. Sua abordagem estruturada, aliada à colaboração entre os professores, pode facilitar a aquisição de materiais de qualidade, reforçando a importância do livro didático como elemento-chave no cenário educacional público.
Palavras-chave: Ensino médio; Formação docente; Recurso didático.
Downloads
Referências
ALMEIDA FILHO, Orlando José de. Historiografia, história da educação e pesquisas sobre o livro didático no Brasil. Saberes Interdisciplinares, v. 1, n. 1, p. 17-46, 2018
BOGDAN, Robert.; BIKLEN, Sari. Knopp. Investigação qualitativa em educação: uma introdução à teoria e aos métodos. 12 ed. Porto: Porto, 2010.
BRASIL. Ministério da Educação. Base Nacional Comum Curricular. Brasília: MEC/SEB, 2018.
BRASIL. Ministério da Educação. Programa Nacional do Livro Didático. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/pnld/apresentacao. Acesso em: 20 jan. 2024.
BRASIL. Ministério da Educação. PNLD 2018. 2018. Disponível em: http://www.fnde.gov.br. Acesso em: 20 jan. 2024.
BRASIL. Ministério da Saúde. Conselho Nacional de Saúde. 2012. Resolução nº 466/2012. Disponível: em:http://conselho.saude.gov.br/resolucoes/2012/Reso466.pdf . Acesso em: 04jan. 2024.
BRASIL. Ministério da Saúde. Conselho Nacional de Saúde. Resolução no 510, de 7 de abril de 2016. Trata sobre as diretrizes e normas regulamentadoras de pesquisa em ciências humanas e sociais. Diário Oficial da União, Brasília, DF, 24 maio 2016. Disponível em: https://conselho.saude.gov.br/resolucoes/2016/Reso510.pdf. Acesso em: 04 jan. 2024.
COSTA, Manoel dos S, Allevato, Norma S. G. Livro didático de Matemática: análise de professores polivalentes em relação ao ensino de Geometria. Revista Vidya, Santa Maria, v. 30, n.2 p. 71-80, jul./dez. 2010.
DA SILVA FERNANDES, Natalia; VASCONCELOS, Francisco Herbert Lima; DE CARVALHO, Windson Viana. Programa nacional do livro e do material didático (pnld): um estudo de seu funcionamento e apresentação das mudanças nos materiais à luz do novo ensino médio a partir de 2021. Conexões-Ciência e Tecnologia, v. 15, p. 021023, 2021. Disponível em: file:///D:/Desktop/apagar.pdf. Acesso em: 03 fev. 2024.
DEO, Aldisnéia Santos Rossi De; DUARTE, Luiza Maria. Análise de livro didático: as diversas abordagens e métodos aplicados ao ensino de língua estrangeira. Revista Eletrônica Unibero de Produção Científica, set. 2004.
DE OLIVEIRA LIMA, Iranildes Almeida; DE SANTANA, Feira; REIS, Luana Moreira. Princípios teórico-metodológicos para elaboração de material didático de PLE e a necessidade de inclusão sistemática dessa discussão nos currículos de formação de professores. A Cor das Letras, v. 18, n. 3, p. 194-206, 2017. FRISON, Marli Dallagnol. VIANNA, Jaqueline; CHAVES, Jéssica Mello; BERNARDI, Fernanda Naimann. Livro didático como instrumento de apoio para construção de propostas de ensino de ciências naturais. Encontro Nacional de Pesquisa em educação em ciências, v. 7, p. 1-13, 2009.
Lei nº 13.415, de 16 de fevereiro de 2017. Dispõe sobre mudanças no ensino médio. Brasília, DF, 2017. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_ato2015-2018/2017/Lei/L13415.htm
LUDKE, Menga; ANDRÉ, Marli. Pesquisa em educação: abordagens qualitativas. São Paulo: EPU, 2013.
OLIVEIRA, P. Estudo sobre o processo de escolha do livro didático: Análise bibliográfica de artigos publicados no período de 2006 a 2016 indexados no Scielo. In: O livro didático na educação básica: múltiplos olhares (Série Estudos Reunidos, volume 32). Jundiaí: Paco Editorial, 2017.
MARTINS, Alisson Antônio; GARCIA, Nilson Marcos Dias. Livros Didáticos: elementos da cultura escolar, produtos culturais e mercadorias. Educere, 2017.
NUÑEZ, Isauro Beltrán; RAMALHO, Betânia Leite.; SILVA, Ilka Karine P. da; CAMPOS, Ana Paula N. A seleção dos livros didáticos: um saber necessário ao professor. O caso do ensino de Ciências. Revista Iberoamericana de Educación, v. 33, n. 1, p. 1-11, 2003.
PEREIRA, Ana C. Costa; FERNANDES, Miron Coutinho. Prática de ensino em matemática. Fortaleza/Ceará: EduECE, 2015.
ROSA, Marcelo D.’Aquino. O livro didático, o currículo e a atividade dos professores de Ciências do Ensino Fundamental. Revista Insignare Scientia-RIS, v. 1, n. 1, 2018.
SANTOS, Ovídia Kaliandra Costa; BELMINO, José Franscidavid Barbosa. Recursos didáticos: uma melhoria na qualidade da aprendizagem. Fórum internacional de pedagogia, v. 5, p. 1-12, 2013.
SANTOS, Javan Sami Araujo dos.; PRADO, Edna Cristina do. Programa Nacional do Livro Didático e o livro didático de Ciências na perspectiva do auxílio ao ensino. In: O livro didático na educação básica: múltiplos olhares (Série Estudos Reunidos, volume 32. Jundiaí: Paco Editorial, 2017.
SANTOS, Fernanda Roberta Corrêa Cleto dos; LORENZETTI, Leonir. Potencialidades da educação CTS para promoção da alfabetização científica na abordagem temática de biologia celular nos livros didáticos do PNLD 2018. Indagatio Didactica, v. 12, n. 4, 2020.
SANTANA; Neydson Soares. Análise do livro didático: implicações para o ensino aprendizado de botânica no ensino médio. Dissertação profissional em ensino de biologia. Universidade de Brasília, 2020.
SOUZA, Salete Eduardo de. O uso de recursos didáticos no ensino escolar. In: I Encontro de Pesquisa em Educação, IV Jornada de Prática de Ensino, XIII Semana de Pedagogia da UEM: “Infância e Práticas Educativas”. Arq Mudi. 2007.
Disponível em:
<http://www.pec.uem.br/pec_uem/revistas/arqmudi/volume_11/suplemento_02/artigos/0 19.df >. Acesso em: 03 de Mai. de 2024.
SCHRAM, Sandra Cristina; CARVALHO, Marco Antonio Batista. O pensar educação em Paulo Freire: Para uma pedagogia de mudanças. Obtido em, v. 17, p. 852-2, 2017. Disponível em: http://www.diaadiaeducacao.pr.gov.br/portals/pde/arquivos/852-2.pdf. Acesso em: 03 jan. 2024.
SILVA, Marcos Antônio. A feitichização do Livro Didático no Brasil. Educ. Real., Porto Alegre, v. 37, n. 3, p. 803-821, set./dez. 2012. Disponível em: https://www.scielo.br/j/edreal/a/wNQB9SzJFYhbLVr6pqvp4wg/?format=pdf&lang=pt. Acesso em: 04 de jan. 2024.
TARDIF, Maurice. Saberes docentes e formação profissional. 16. ed. Petrópolis: Vozes, 2014.
TARDIF, Maurice; LESSARD, Claude. O trabalho docente: elementos para uma teoria da docência como profissão de interações humanas. Trad. João Batista Kreuch. Petrópolis, RJ: Vozes, 2014.