A ficha de avaliação como instrumento estratégico na escolha do livro didático na perspectiva docente

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要旨

Este estudo vincula-se a uma pesquisa de dissertação que se concentra nos desdobramentos e nas percepções resultantes da implementação do Novo Ensino Médio. Ela se desenvolve a partir de uma pesquisa de campo, de natureza qualitativa, que utiliza recursos documentais e um questionário semiestruturado relacionado à avaliação de uma ficha para auxiliar na seleção de livros didáticos. Doze docentes da 15ª DIREC/RN participaram deste estudo. Os resultados destacam a importância fundamental do livro didático nas instituições de ensino público, desempenhando um papel orientador para os educadores e sendo uma fonte acessível de conhecimento para os alunos. Além de facilitarem o planejamento das aulas, os livros didáticos contribuem para a padronização do conteúdo, garantindo equidade no processo de ensino-aprendizagem. O trabalho também ressalta a ficha de orientação como uma ferramenta crucial para auxiliar os educadores na seleção desses materiais, fornecendo critérios específicos. Sua abordagem estruturada, aliada à colaboração entre os professores, pode facilitar a aquisição de materiais de qualidade, reforçando a importância do livro didático como elemento-chave no cenário educacional público.
Palavras-chave: Ensino médio; Formação docente; Recurso didático.

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Graduado em Ciências: Biologia e Química, pela Universidade Federal do Amazonas, (UFAM). Especialização em Docência em Educação Básica pelo (IFRO). Mestre em ensino pelo Programa de Pós-graduação em ensino, UERN/ PPGE. Membro nos grupos de pesquisa: Grupo de Investigação Sobre Relação Educativa e Aprendizagem -LAPESAM - Laboratório de Avaliação Psicopedagógico, Educacional, Histórico, Cultural e Social da Amazônia e no Grupo de Pesquisa em Instrumentação e Ensino de Ciências Exatas - GPIECE, da Universidade Federal Rural do Semi-Árido (UFERSA).

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Graduada em Ciências Biológica pela Universidade Regional do Cariri (URCA). Especialista em Educação Ambiental e Geografia do Semiárido pelo Instituto Federal de Educação, Ciências e Tecnologia do Rio Grande do Norte (IFRN) Mestra em ensino pelo Programa de Pós-graduação em ensino, UERN/PPGE. Membro no Grupo de Pesquisa em Instrumentação e Ensino de Ciências Exatas - GPIECE, da Universidade Federal Rural do Semi-Árido (UFERSA).
Instituição: Universidade

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Doutora em Química pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN). Professora da Universidade Federal Rural do Semi-Árido (UFERSA) e do mestrado acadêmico no programa de Pós-Graduação em Ensino (PPGE). Pesquisadora do Grupo de Pesquisa em Instrumentação e Ensino de Ciências Exatas - GPIECE. da Universidade Federal Rural do Semi-Árido (UFERSA). 

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出版済

2024-08-12