A ficha de avaliação como instrumento estratégico na escolha do livro didático na perspectiva docente

Autores/as

Resumen

Este estudo vincula-se a uma pesquisa de dissertação que se concentra nos desdobramentos e nas percepções resultantes da implementação do Novo Ensino Médio. Ela se desenvolve a partir de uma pesquisa de campo, de natureza qualitativa, que utiliza recursos documentais e um questionário semiestruturado relacionado à avaliação de uma ficha para auxiliar na seleção de livros didáticos. Doze docentes da 15ª DIREC/RN participaram deste estudo. Os resultados destacam a importância fundamental do livro didático nas instituições de ensino público, desempenhando um papel orientador para os educadores e sendo uma fonte acessível de conhecimento para os alunos. Além de facilitarem o planejamento das aulas, os livros didáticos contribuem para a padronização do conteúdo, garantindo equidade no processo de ensino-aprendizagem. O trabalho também ressalta a ficha de orientação como uma ferramenta crucial para auxiliar os educadores na seleção desses materiais, fornecendo critérios específicos. Sua abordagem estruturada, aliada à colaboração entre os professores, pode facilitar a aquisição de materiais de qualidade, reforçando a importância do livro didático como elemento-chave no cenário educacional público.
Palavras-chave: Ensino médio; Formação docente; Recurso didático.

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Biografía del autor/a

Felipe Augusto Marques de Freitas, Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN)

Graduado em Ciências: Biologia e Química, pela Universidade Federal do Amazonas, (UFAM). Especialização em Docência em Educação Básica pelo (IFRO). Mestre em ensino pelo Programa de Pós-graduação em ensino, UERN/ PPGE. Membro nos grupos de pesquisa: Grupo de Investigação Sobre Relação Educativa e Aprendizagem -LAPESAM - Laboratório de Avaliação Psicopedagógico, Educacional, Histórico, Cultural e Social da Amazônia e no Grupo de Pesquisa em Instrumentação e Ensino de Ciências Exatas - GPIECE, da Universidade Federal Rural do Semi-Árido (UFERSA).

Maria Juciana Pereira de Oliveira Gomes, Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN)

Graduada em Ciências Biológica pela Universidade Regional do Cariri (URCA). Especialista em Educação Ambiental e Geografia do Semiárido pelo Instituto Federal de Educação, Ciências e Tecnologia do Rio Grande do Norte (IFRN) Mestra em ensino pelo Programa de Pós-graduação em ensino, UERN/PPGE. Membro no Grupo de Pesquisa em Instrumentação e Ensino de Ciências Exatas - GPIECE, da Universidade Federal Rural do Semi-Árido (UFERSA).
Instituição: Universidade

Kytéria Sabina Lopes de Figueredo, Universidade Federal Rural do Semi-Árido (UFERSA)

Doutora em Química pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN). Professora da Universidade Federal Rural do Semi-Árido (UFERSA) e do mestrado acadêmico no programa de Pós-Graduação em Ensino (PPGE). Pesquisadora do Grupo de Pesquisa em Instrumentação e Ensino de Ciências Exatas - GPIECE. da Universidade Federal Rural do Semi-Árido (UFERSA). 

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Publicado

2024-08-12