O CINEMA COMO RECURSO DIDÁTICO PEDAGÓGICO NA EDUCAÇÃO INFANTIL – UM RELATO DE EXPERIÊNCIA

Autores

  • Silvana Pereira de Almeida
  • Tânia Suely Azevedo Brasileiro Universidade Federal do Oeste do Pará, UFOPA

Resumo

A comunidade educacional não pode desconsiderar as constantes mudanças que vêm ocorrendo na sociedade. Uma vez que estamos diante da “Era das novas tecnologias”. As mídias e redes sociais ocupam um espaço bastante significativo na vida das pessoas, e a escola sendo peça fundamental na construção da sociedade não pode ficar alheia a essa realidade, ignorando que as crianças e jovens estão em contato, mesmo antes da escola, com produções da indústria cultural. Em especial, na Escola Municipal de Educação Infantil e Ensino Fundamental Brigadeiro Aroldo Veloso, na cidade de Santarém/Pará, as salas de acessos tecnológicos – salas de informática, são utilizadas como mero passatempo às atividades, sem nenhuma aplicação às atividades que de fato estimulem a aprendizagem, sendo que este espaço pedagógico está tendo uso meramente distrativo para os alunos, com sessões de filmes de desenhos animados sem enfatizar o poder educativo que os filmes infantis agregam em sua totalidade. Nessa perspectiva, surge a urgência de novos procedimentos teóricos-metodológicos envolvendo as práticas pedagógicas com as Novas Tecnologias de Informação e Comunicação (NTIC). Nesse sentido, a proposta do projeto “Cinema Educativo nas Séries Iniciais (Pré–escolar - Pré I)” tem caráter educativo, na tentativa de melhorar a utilização do laboratório de Informática, aliando o uso das tecnologias e recursos disponíveis pela escola com um processo de ensino aprendizagem que tenha enfoque no desenvolvimento integral das crianças, de forma lúdica. Esse projeto ocorreu em conjunto com as atividades ministradas durante o estágio curricular supervisionado I da autora, na mesma instituição. A realização do estudo bibliográfico foi conduzida por meio de um levantamento da literatura, utilizando como fonte as bases de dados: Scientific Electronic Library Online (SciELO), Physiotherapy Evidence Database (PEDro), US National Library of Medicine (PubMed) e Google Scholar, a partir dos descritores: Educação Infantil. Práticas pedagógicas. TIC. Cinema. O presente relato justifica-se pela necessidade de socializar a experiência vivenciada e apontar novos meios de aprendizagem com a utilização de recursos tecnológicos integrados a eles. O projeto de intervenção aplicado no ambiente escolar foi bem desenvolvido e demonstrou ser satisfatório quanto aos objetivos propostos.

 

Palavras-chave: Educação Infantil. Práticas pedagógicas. TIC. Cinema

Biografia do Autor

Silvana Pereira de Almeida

Graduanda do 8° período de licenciatura em Informática Educacional, Instituto de Ciências da Educação, Universidade Federal do Oeste do Pará (UFOPA).

Tânia Suely Azevedo Brasileiro, Universidade Federal do Oeste do Pará, UFOPA

Professora Titular do Instituto de Ciências da Educação da Universidade Federal do Oeste do Pará (ICED/UFOPA). Pós doutora em Psicologia (IP/USP), Doutora em Educação (URV-ES/FE/USP) e Mestre em Tecnologias Educacionais (URV/ES). Coordenadora do Curso de Licenciatura em Informática Educacional do ICED/ UFOPA (05/2019 a 05/2021) e docente do referido curso. Docente permanente dos Programas de pós-graduação: Mestrado em Educação (PPGE) e Doutorado em Educação na Amazônia (PGEDA/EDUCANORTE), sendo sua Coordenadora no Polo Santarém (UFOPA-UNIR). Orientadora do estudo.

Downloads

Publicado

2022-01-01

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)

1 2 > >>