UMA ABORDAGEM INTERDISCIPLINAR SOBRE O ESTUDO DA FOTOSSÍNTESE
Resumen
As plantas são seres vivos autotróficos fotossintetizantes de suma importância para a manutenção da vida e do equilíbrio do planeta. Considerando a relevância de sua abordagem no ensino das Ciências, este estudo objetivou compreender a importância da clorofila no metabolismo de fotossíntese, abordando os aspectos físicos da luz através de um fenômeno de difração e métodos cromatográficos. Os dados foram obtidos por meio da aplicação de dois questionários e por duas práticas experimentais desenvolvidos com duas turmas, uma turma do Ensino Fundamental e Médio, do município de Benjamin Constant – AM. Durante a execução da intervenção, se teve como resultados as respostas dos alunos referentes ao assunto ministrado e as práticas experimentais executadas, que serviram como atividades inovadoras para o ensino desse tema e torná-las mais significativas para o aprendizado dos estudantes. Portanto, este trabalho contribui para que o processo de ensino e aprendizagem, principalmente para que o conceito de fotossíntese se torne mais adequado e amplo de acordo com o conhecimento atual e visando um ensino contextualizado e dinâmico.
Palavras-chave: Ensino-aprendizagem. Práticas experimentais. Pigmentos fotossintéticos. Difração de luz.
AN INTERDISCIPLINARY APPROACH TO THE STUDY OF PHOTOSYNTHESIS
ABSTRACT : Plants are autotrophic living photosynthetic beings of paramount importance for the maintenance of life and the balance of the planet. Considering the relevance of its approach to science teaching, this study aimed to understand the importance of chlorophyll in the metabolism of photosynthesis, addressing the physical aspects of light through diffraction phenomena and chromatographic methods. The data were obtained through the application of two questionnaires and two experimental practices developed with two classes, a class of Elementary and Middle School, of the municipality of Benjamin Constant - AM. During the execution of the intervention, the results of the students' responses regarding the subject taught and the experimental practices were analyzed, which served as innovative activities for the teaching of this topic and make them more meaningful for student learning. Finally, this work intends to contribute to the teaching and learning process, especially so that the concept of photosynthesis becomes more adequate and broad, according to the current knowledge and aiming a contextual and dynamic teaching.
Keywords: Teaching learning. Experimental practices. Photosynthetic pigments. Diffraction of light.