A IMPORTÂNCIA DA SENSIBILIZAÇÃO DO ENFRENTAMENTO AO ABUSO E A EXPLORAÇÃO SEXUAL DE CRIANÇAS E ADOLESCENTES: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA NO PIBID

Autores

  • Elizabeth da Silva Lima Universidade Federal do Amazonas (UFAM)
  • Telviane dos Santos Barros Universidade Federal do Amazonas (UFAM)
  • Jacilma de Siqueira Pinho Salvador SEDUC-Amazonas (Brasil)
  • Viviane Guedes de Oliveira Universidade Federal do Amazonas (UFAM)
  • Jorge Almeida de Menezes Universidade Federal do Amazonas (UFAM)
  • Renato Abreu Lima Universidade Federal do Amazonas (UFAM)

Resumo

A violência sexual contra crianças e adolescentes é um problema universal que atinge milhares de vitimais de forma silenciosa e dissimulada. Pois se caracteriza pelo uso da sexualidade desta população, sendo lesivos ao corpo e a mente das crianças e adolescentes que vivenciam estes atos de impetuosidade. O Brasil é o 11° no ranking de abuso e exploração sexual infantil sendo que 95% dos casos de violência são praticados por pessoas conhecidas das crianças e 65% desses casos há a participação de pessoas do próprio grupo familiar. É importante mencionar que a violência sexual acomete ambos os sexos. O objetivo deste artigo foi realizar a mobilização e sensibilização a comunidade escolar e a sociedade em geral para o enfrentamento do abuso e da exploração sexual contra crianças e adolescentes no município de Humaitá-AM. A metodologia transcorreu mediante a parceria do PIBID, CREAS, UFAM e a Escola Estadual Oswaldo Cruz, onde foram mobilizados os alunos e a população em geral do Município de Humaitá-AM O evento ocorreu na praça da orla da cidade, onde foi realizada uma peça teatral com tema “Caso Aracelli”. Aracelli foi uma menina de apenas oito anos de idade, vitima de violência sexual. Desta forma, a promoção deste evento foi de grande contribuição para o conhecimento dos direitos das crianças e dos adolescentes de forma que os mesmos possam ser multiplicadores ao combate aos abusos e a exploração sexual.

Palavras-chave: Violência sexual, educação, sensibilização

Biografia do Autor

Elizabeth da Silva Lima, Universidade Federal do Amazonas (UFAM)

Discente do curso de Ciências: Biologia e Química do Instituto de Educação, Agricultura e Ambiente (IEAA) da Universidade Federal do Amazonas (UFAM)

Telviane dos Santos Barros, Universidade Federal do Amazonas (UFAM)

Discente do curso de Ciências: Biologia e Química do Instituto de Educação, agricultura e ambiente (IEAA) da Universidade Federal do Amazonas (UFAM)

Jacilma de Siqueira Pinho Salvador, SEDUC-Amazonas (Brasil)

Docente da Rede Pública de Ensino, SEDUC Amazonas, Brasil.

Viviane Guedes de Oliveira, Universidade Federal do Amazonas (UFAM)

Docente do curso de Ciências: Biologia e Química do Instituto de Educação, Agricultura e Ambiente (IEAA) da Universidade Federal do Amazonas (UFAM)

Jorge Almeida de Menezes, Universidade Federal do Amazonas (UFAM)

Docente do curso de Ciências: Biologia e Química do Instituto de Educação, Agricultura e Ambiente (IEAA) da Universidade Federal do Amazonas (UFAM)

Renato Abreu Lima, Universidade Federal do Amazonas (UFAM)

Docente do curso de Ciências: Biologia e Química do Instituto de Educação, Agricultura e Ambiente (IEAA) da Universidade Federal do Amazonas (UFAM), atuando na graduação e pós-graduação.

Downloads

Publicado

2022-01-01

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)

1 2 > >>