O USO DE PLATAFORMAS DIGITAIS COMO AUXÍLIO NO PROCESSO ENSINO E APRENDIZAGEM DE CIÊNCIAS: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA

Autores

  • Patrícia Guedes Nogueira SEDUC-RO
  • Felipe Sant’ Anna Cavalcante
  • Renato Abreu Lima

Resumo

Este artigo trata-se de um relato de experiência sobre o uso da ferramenta Google Meet e Google Classroom para ministrar aulas de Ciências/Biologia para estudantes de uma escola pública de Porto Velho/RO. Participaram das aulas remotas, três turmas de 9° ano do ensino fundamental, 1ª e 2ª série do ensino médio. Foram realizadas três aulas remotas em cada turma em maio de 2020. As aulas foram dialogadas com auxílio de slides e materiais didáticos e com duração de 30 minutos cada aula. A experiência permitiu conhecer as diferentes realidades de acesso à internet dos estudantes matriculados na escola. Embora o Google Meet e Google Classroom tenham apresentado um potencial contributivo para o processo de ensino-aprendizagem, em alguns aspectos sua utilização no contexto atual da educação pública brasileira não substitui as aulas presencias uma vez que a maioria dos estudantes possuem limitações com o acesso à internet.

Palavras-chave: Aulas remotas; Internet; Ciências

Biografia do Autor

Patrícia Guedes Nogueira, SEDUC-RO

Mestre em Psicologia pela Universidade Federal de Rondônia. Graduada em Ciências Biológicas pelo Centro Universitário São Lucas. Tem experiência na docência do Ensino de Ciências e na Gestão Escolar. Ministra oficinas e palestras na área de Ensino de Ciências. Pesquisadora do Laboratório de Ensino de Ciências - EDUCIÊNCIA/UNIR. É Filiada à Associação Brasileira de Ensino de Biologia (SBEnBIO). Atualmente é professora na rede estadual de ensino em Rondônia. Tem experiência em pesquisas no campo da Educação investigando, principalmente, o ensino de ciências, a formação de professores e a apropriação das políticas educacionais no cotidiano escolar.

Felipe Sant’ Anna Cavalcante

Possui graduação Ciências Biológicas (Bacharelado e Licenciatura) pelo Centro Universitário São Lucas (UniSL), Especialista em Metodologia do Ensino Superior pelo UniSL (2019), Mestre em Ciências Ambientais do Instituto de Educação, Agricultura e Ambiente (IEAA) da Universidade Federal do Amazonas (UFAM).

Renato Abreu Lima

Possui graduação em Ciências Biológicas (Licenciatura e Bacharelado) pelo Centro Universitário São Lucas, Especialista em Gestão Ambiental pela mesma instituição, Mestre em Desenvolvimento Regional e Meio Ambiente pela Universidade Federal de Rondônia (UNIR) e Doutor em Biodiversidade e Biotecnologia pela Universidade Federal do Amazonas (UFAM). Atualmente, é professor do Magistério Superior da Universidade Federal do Amazonas (UFAM) atuando na graduação e pós-graduação.

Downloads

Publicado

2021-07-01

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)

1 2 > >>